Resenha #05 – Grandes Esperanças, Charles Dickens

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje, mais uma vez, trouxe um livro que li para o Desafio Obverso Books. Foi uma indicação de uma pessoa do grupo do Facebook do desafio. Quero primeiramente agradecer por ter me indicado este maravilhoso livro. Que livro!

Mas, para começar, vamos a sinopse:

frases_grandes_esperancas post

A grande característica de ‘Grandes Esperanças’ é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem.
No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou “com a mão de ferro”, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Pip imediatamente tem uma queda pela garota, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta e o conduzirá à imoralidade.
A vida de Pip sofre uma reviravolta ainda maior quando, já se preparando para o ofício de ferreiro, recebe a visita de um advogado, que anuncia que o jovem é herdeiro de uma fortuna. Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar a sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos.
Dividido em três partes, discutindo a bondade, a culpa e o desejo, o romance originalmente foi escrito como um folhetim e publicado na revista semanal All the Year Round, entre dezembro de 1860 e agosto de 1861, tornando-se um grande sucesso. Dickens toma o cuidado de não buscar a empatia fácil com o leitor, fazendo de Pip um personagem sincero em sua imoralidade e, quando se arrepende, na busca pela redenção.

Nunca tinha lido Charles Dickens. Sempre soube que era um grande clássico, mas nunca tive a curiosidade de procurar os seus trabalhos. Que arrependimento! Que escritor fantástico!

Grandes Esperanças é um livro onde o personagem narra sua vida desde sua infância até o momento em que ele se encontra no presente. Durante a leitura, vemos o crescimento de Pip, seu amadurecimento, seus sonhos, seu amor por Estela. A tristeza e a pobreza estão sempre presentes, acredito que para mostrar a realidade da época. A Londres vitoriana era maravilhosa, sempre tive vontade de morar nesta época.

Podemos ver que os personagens são pessoas como a gente, mesmo naquela época, apenas com prioridades diferentes. Os sentimentos de amizade, amor, gratidão, inveja, violência estão sempre presentes acredito que para demonstrar a essência humana. O principal deste livro é mostrar como é o ser humano, a motivação de seus atos, seu passado e seu futuro, para nos explicar porque aquele personagem é daquele jeito.

Recomendo muito a vocês lerem esse livro, é simplesmente maravilhoso. É meio complexo explicar como são os personagens, da onde eles vieram sem estragar a história para novos leitores. Apenas digo: leia! O começo do livro é meio parado para demonstrar como era a vida daquelas pessoas naquela pequena aldeia. Porém, quando Pip cresce e seu sonho se torna realidade, é quase impossível parar de ler antes de chegar no final.

Charles Dickens conseguiu demonstrar sua genialidade neste livro e acredito que em todos os seus outros (que pretendo ler assim que possível). Está mais do que explicado porque ele é um clássico inglês

Boa leitura, pessoal!

 

Blogs promoventes do desafio:

http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

http://www.infinitoslivros.com/

http://thousandlivestolive.blogspot.com.br/

http://www.notinhasderodape.com.br/

https://literasutra.com/

http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

http://www.colecionandoprimaveras.com.br/

http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

http://www.confraria-cultural.com/

http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

http://www.adorkable.com.br/

http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

 

Fonte da sinopse:

http://www.saraiva.com.br/grandes-esperancas-4068534.html

 

20 comentários sobre “Resenha #05 – Grandes Esperanças, Charles Dickens

  1. Também tenho muita curiosidade com a Londres Vitoriana. São tantas nuances. E esse período rende sempre ótimas histórias.
    O livro parece ser incrível. O autor é sempre muito elogiado. Uma pena que eu ainda não tenha o lido. Mas pretendo resolver isso em breve.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tenho muita curiosidade em conferir essa obra, especialmente por conta da ambientação e de seu desenvolvimento. Imagino mesmo que esse clássico seja maravilhoso e sua resenha empolgada, me deixou ainda mais interessada.
    Beijos, Fer

    Curtir

  3. Oi!
    Tem como não amar Charles Dickens?
    Eu ainda não li esse livro, mas sei que ele é genial e grandioso. Sua resenha ta maravilhosa, porque fez a gente ter vontade de ler, sem contar muitos detalhes. É uma obra para poucos, mas ao mesmo tempo para todos. Haha.

    beijo!

    Curtir

  4. Este é o único livro do Dickens que eu li e confesso que na época da leitura achei a narrativa muito cansativa e tediosa. Depois de assistir uma adaptação do livro par ao cinema, é que resolvi reler o livro e então, minha opinião foi outra. Os sentimentos, dentro do livro, são muito bem pontuados.
    Beijos

    Curtir

  5. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, ainda não li Grandes Esperanças, mas ele já está na minha lista. Charles Dickens é um autor consagrado e merece ser lido, depois de ler sua resenha não restou dúvidas. Acredito que é uma leitura enriquecedora e repleta de sentimentos. Estou curiosa para conhecer melhor a história de Pip.
    Beijos

    Curtir

  6. Adoro Londres Vitoriana e ainda não conheço a escrita de Charles Dickens, que todos falam que merece ser lido. Espero por um livro rico, que vá trazer muitos sentimentos, ainda mais que narra toda a vida de Pip. Estou curiosa para conhecer sua vida.

    Curtir

  7. Também nunca li nada do Charles Dickens, mas confesso que morro de vontade de fazer isso! Não acho que vá me incomodar com esse começo meio parado, já que ele tem a ver com o contexto do livro, gosto quando o ritmo ajuda na intenção do autor. Gostei bastante disso de mostrar como é o ser humano e a motivação de seus atos, com certeza é uma leitura que vou querer fazer.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

    Curtir

  8. OI!!!

    Na verdade nunca li esse autor e fico feliz quando realmente o leitor se sente inserido dentro da estória e consegue vivenciar todos os pormenores. Em sua sinopse o mesmo parece nos trazer a reflexão e trabalhar sentimentos como humildade e orgulho. Obrigada pela dica. bjs

    Curtir

  9. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada do Dickens, mas, quando for começar vai ser por este. Sua resenha me deixou muito curiosa pela leitura e para acompanhar a história da vida de Pip e a crítica social feita através da história do mesmo. Adoro livros que falam sobre seres humanos, suas fraquezas, vidas e suas motivações para seus atos, então acho que essa obra seria uma boa pedida! Adorei a resenha!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    Curtir

  10. Charles Dickens é demais, meu primeiro contato com ele foi através daquela adaptação cinematográfica de Um Conto de Natal (Os fantasmas de Scrooge). Amei o filme, li o livro e fiquei encantada com a escrita de Dickens. Sem falar de que eu amo a Inglaterra, hahahhah.
    Adorei o post, beijinhos 😉
    @LayMach_

    Curtir

  11. Pingback: Tag #03: Tag dos 50% – The Mid Year Book Freakout! | Arsenal de Ideias

  12. Pingback: Top Leituras de 2016 | Arsenal de Ideias

Deixe um comentário