Resenha #07 – Os Grandes Contos Populares do Mundo

Olá pessoal, tudo bem?

Venho hoje trazer um livro diferente, tanto em suas histórias quanto em seu formato: Os Grandes Contos Populares do Mundo.

SAM_5317.JPG

Era uma vez o povo, ou os povos do mundo todo, que em seus cotidianos mais remotos trocavam experiências, vivenciavam novas e antigas emoções, contavam histórias entre si, confraternizavam, sorriam, choravam e sobretudo registravam valores. Assim, atos, gestos, sentimentos e tradições foram sendo conservados ao logo dos tempos. […]

Flávio Moreira da Costa

Particularmente, ao começar a leitura eu tinha gostado, sempre me interessei por histórias de outros países e outras culturas, mas depois de algum tempo eu enjoei.

Não me levem a mal mas, dos 85 contos, só gostei realmente de 17! Talvez a organização (que ficou por conta de Flávio Moreira da Costa) não teve muito êxito ao buscar variadas histórias em variados países.

Como, por exemplo, as histórias originárias da Europa. Todas elas tem como personagens principais príncipes e princesas e é legal até certo ponto, mas depois de três você fica se perguntando quando vai acabar e mudar de país ou continente. Resumindo, fica maçante.

Outra característica negativa que encontrei foram nos contos Irlandeses. Em todos eles têm termos em Irlandês mesmo que não são necessários manter neste idioma, pois não acrescentam em nada na história. Só te faz ficar confuso em relação a isso, porque logo depois, entre parênteses ou em notas de rodapé, te explicam o que aquilo significa, como vou evidenciar no trecho a seguir:

[…] Por fim, ele acabou ficando muito rebelde e incontrolável. Não era visto de dia nem de noite na casa de seu pai e no entanto vivia farreando e fazendo sua kailee de um lugar a outro […]

Kailee significa visita noturna. Podem tirar suas próprias conclusões.

No geral há também histórias bíblicas e histórias já conhecidas para a maioria das pessoas, como Ali Babá e os quarenta Ladrões. Porém, posso dizer que a que mais gostei é de longe a mais curta do livro e a única com um teor mais “engraçado”, humorístico. Chama-se O relógio, de origem Turca e é a última do livro e, com isso, posso dizer que o livro foi fechado com chave de ouro.

É uma leitura divertida, mas não recomendo ser feita de uma vez como eu fiz, até me arrependo disto. Seria legal se vocês lessem uma história diferente por noite, contasse para seus filhos na hora de dormir etc. Talvez até mesmo este seja o objetivo do livro.

Até mais!

Ps: Como todos os posts que estou fazendo, esta leitura também pertenceu ao Desafio Obverso Books.

 

Blogs promoventes do desafio:

http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

http://www.infinitoslivros.com/

http://thousandlivestolive.blogspot.com.br/

http://www.notinhasderodape.com.br/

https://literasutra.com/

http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

http://www.colecionandoprimaveras.com.br/

http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

http://www.confraria-cultural.com/

http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

http://www.adorkable.com.br/

http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

27 comentários sobre “Resenha #07 – Os Grandes Contos Populares do Mundo

  1. Que pena você não ter gostado, triste que a organizadora não conseguiu variar nos contos, o desafio serviu como uma alerta, pois estava muito interessada em ler este livro, pois amo contos. Acho que o correto mesmo é o que você disse, não ”encerrar” o livro, e sim sempre ler algum conto de vez em quando

    Curtido por 1 pessoa

  2. Realmente é um livro diferente, mas que chamou e muito a minha atenção. Eu até que gosto de contos, então esse me pareceu interessante. Nesses casos acho melhor fazer a leitura dos contos em situações onde o leitor se sente a vontade para tal leitura.
    Boas leituras 😉
    Beijos, Fer

    Curtir

  3. Oi, ainda não conhecia o livro e a principio me interessei porque eu adoro contos, mas acho que as mesmas coisas que te incomodou, me incomodaria também, como o desgaste em usar príncipes e princesa.
    Enfim, vou deixar a dica passar.
    beijos

    Curtir

  4. Olá!
    Alguns livros de conto, quando leio, faço isso aos poucos, sabe? acho que esse deve ter sido seu ‘erro’ em relação a essa leitura, como você disse.
    Confesso que achei o livro nem maçante mesmo, sério, fiquei me perguntando se teria paciência de ler e constatei que não, que esse tipo de livro não é pra mim.
    Enfim, sua resenha está incrível, mas não me convenci a ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    Curtir

  5. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante da proposta que ele traz.
    Realmente, acho que caso eu leia, eu vou ler um pouco de cada vez para não correr o risco de enjoar do livro.
    Adorei sua resenha e dica anotada!
    Beijos!

    Curtir

  6. Oi!

    Eu entendo totalmente sobre enjoar de livros de contos, ainda mais quando de alguma forma eles abordam a mesma temática. 85 contos, puxa vida, é coisa em? E eu entendo realmente esse motivo da europa, gente, não acredito que tenha só princesas e principes, vamos ser criativos né haha eu leria o livro sim, mas acho que selecionaria os contos, não o leria inteiro. 😀 Valeu pela dica!

    Anelise Besson

    Curtir

  7. Olá, tudo bem? 🙂
    Achei a proposta do livro bastante interessante, e gosto muito de saber mais sobre outras culturas. No entanto, acho que a edição poderia ser mais bonita e eu seguiria a ideia de ler um conto de vez em quanto e não tudo de uma vez. Quanto a um dos erros mencionados (de deixar algumas palavras na língua original), não percebi o porquê de não traduzirem logo…
    Beijinhos
    http://www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    Curtir

  8. Oi, tudo bem?

    Eu gosto muito de contos, tenho até uma coluna chamada “O que conta o conto?” lá no blog. Mas eu não curto ler coletâneas, acho que contos são histórias para serem lidas de forma avulsa, então também acho que vc não deveria ter lido tudo de uma vez.
    Quanto aos termos em Irlandês, acho que não me incomodaria. Já li livros assim com termos em outra língua e curti (também tinha o significado no rodapé), mas quando esse artifício é utilizado em excesso realmente fica cansativo.
    Que pena que a experiência não foi tão boa pra você.

    Beijos
    http://www.meuepilogo.com

    Curtir

  9. Oi!
    É uma pena que a leitura não tenha sido tão proveitosa para você, realmente imagino que ler vários e vários contos da mesma temática deve enjoar, principalmente esses onde colocam termos do país e a tradução em baixo.
    Não é algo que eu leria, principalmente por ser muitos repetidos, mas é uma ótima indicação caso eu esteja querendo ler algo diferente 😉

    Curtir

  10. Eu adoro contos, mas confesso que a premissa do livro não me atraiu. Talvez, seria um livro que eu deixaria na minha estante e fosse lendo quando desse vontade. Para não ficar massante. Mas, quem sabe enfeite minha estante, não é? Beijos

    Curtir

  11. Oie
    Eu gosto de contos, mas nunca tinha visto esse livro.
    Entendo o porque você achou um pouco maçante, mas talvez seja mesmo o tipo de livro para se ler aos poucos, pra ficar um gostinho de quero mais por aquele tipo de história.
    O bom é que você pode reler depois de um tempo em uma viagem curta talvez, um conto por semana, ou algo nesse estilo.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    Curtir

  12. Olá!
    Não conhecia o livro e achei o livro interessante, mas assim como você disse no final da resenha tem quer lido aos poucos. Acho que também enjoaria se lesse direto. O mesmo tema cansa se lido seguidamente. Adorei conhecer os pontos que você abordou. Se um dia tiver oportunidade quero ler.
    Beijinhos!

    Curtir

  13. Oi, tudo bom?

    Adorei a ideia do livro, conhecer novas culturas, mas caso fosse ler, pegaria sua dica de ler apenas uma historia por dia, para não ficar tão repetitivo. Ahh, sem falar que adoro o conto do Alibaba hahah.

    Abraços,

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário