Resenha #08 – Divergente, Veronica Roth

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês a resenha de um livro bem famoso, que teve até sua adaptação para os cinemas e a conclusão alguns meses atrás: Divergente.

SAM_5330.JPG

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.

Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Tinha o livro aqui em casa há bastante tempo. Só agora criei coragem para ler e meu Deus, estou maravilhada! Sou daquelas pessoas que quando gosta mesmo do livro, lê ele em um dia. E foi o caso desse.

Beatrice é uma menina sem pretensão nenhuma, feliz em sua facção e em sua família, até o dia do teste e da cerimônia. Após enfrentar seus demônios interiores e resolver mudar de facção e deixar toda sua família para trás, Beatrice agora é Tris. E a vida na Audácia não é nada como ela pensou que seria.

É claro que ela sabia que seria difícil, mas não a esse ponto. O livro trata o amadurecimento de Tris de uma maneira espetacular, você consegue ver claramente com o passar dos capítulos. Ela se torna uma mulher, forte, corajosa e, é claro, audaciosa. Descobre coisas que nunca teria descoberto na Abnegação, faz amigos que nunca teve e tem o seu primeiro contato com o amor.

Como toda distopia, trata também de assuntos políticos e sobre um sistema que implementaram após uma grande guerra. Tudo convive em perfeita harmonia, mas a gente sabe que não vai ficar assim para sempre.

Tris agora tem que enfrentar seus medos e a Erudição, que pretende exterminar sua antiga Facção. Pelo amor a sua família, ela enfrenta diversos obstáculos e se prova ainda mais corajosa do que pensamos, se mostra totalmente leal à aqueles que ama.

Divergente é de longe uma das distopias modernas que mais gostei. Trata assuntos como amizade, amor, política etc. da maneira ideal. O livro é de fácil leitura e te prende a história de tal maneira que você simplesmente não quer largar. Faz você se apaixonar pelos personagens e criar um sentimento de proteção para com eles.

Quem ainda não leu, é uma leitura com certeza  divertida e interessante. Vale a pena também depois dar uma olhada na adaptação cinematográfica, que me agradou muito também. Shailene Woodley soube trazer Tris para as telas de maneira agradável e com muita empatia.

Até mais!

Ps: Como todos os posts que estou fazendo, esta leitura também pertenceu ao Desafio Obverso Books.

Blogs promoventes do desafio:

http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

http://www.infinitoslivros.com/

http://thousandlivestolive.blogspot.com.br/

http://www.notinhasderodape.com.br/

https://literasutra.com/

http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

http://www.colecionandoprimaveras.com.br/

http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

http://www.confraria-cultural.com/

http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

http://www.adorkable.com.br/

http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

35 comentários sobre “Resenha #08 – Divergente, Veronica Roth

  1. Gostei bastante da sua resenha, especialmente porque você soube descrever bem seus pontos de vista. Para mim, esse volume inicial sempre será o meu favorito. De distopias essa é a que eu mais gosto também. E claro, adoro os filmes e a atuação de cada personagem.
    Beijos, Fer

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu tentei ler esse livro mas não consegui. Eu gosto muito da história mas acontece que eu vi o filme primeiro e quando parei para ler eu não consegui me acostumar com a leitura. MAs acho que se tivesse lido primeiro eu teria tido a mesma opinião que você. Mas é um desafio para mim, até o final do ano eu vou ler, pelo menos chegar até o final.

    Curtir

  3. Este foi o único livro que li da trilogia e gostei bastante. Nem saberia dizer porque não li os outros. Adorei conhecer suas considerações sobre o livro e queria saber se você curtiu bastante o filme também.
    beijo

    Curtir

    • Eu curti sim. Assisti alguns dias atrás e é bem gostoso de ver. Não sei os próximos, vou continuar a ler os livros e ver os filmes e depois vejo o que deu hahaha Mas sempre achei importante o primeiro livro te prender, e esse com certeza fez isso.
      Beijos!

      Curtir

  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li a série, mas acho que vou demorar para ler, pois já vi os filmes.
    Que bom que o livro é tão bom quanto. As opiniões sobre ele são um pouco divididas, e fico feliz que tenha aprovado.
    Ótima dica.

    Curtir

  5. Eu não li o livro, só assisti no cinema e adorei, mas acabei não vendo os outros por pura preguiça mesmo, já que preciso colocar milhares de filmes e séries em dia. Mas adorei a Tris porque ela apanha, apanha mas nunca desiste e aquela hora que eles passam por um sufoco é muito bom, no filme pelo menos.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    http://www.blogandolivros.com

    Curtir

  6. Oi, tudo bem?
    Eu gostei bastante da trilogia Divergente, da forma como foi escrito e como se desenvolveu, e apesar de apresentar alguns clichês do gênero YA isso não me incomodou. Também gosto bastante da forma como a Tris amadurece ao longo do enredo e também da forma como as amizades são construídas. Porém, preciso confessar que gosto mais do Quatro do quê da Tris, rsrsrs. Gostei bastante da sua resenha!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  7. bem, apesar de gostar do gênero distópico, Divergente foi uma trilogia que não me atraiu, depois tentei ver o filme mas não me convenceu, e resolvi desistir de vez… mas, nossa… você leu esse livrão num dia apenas? Legal que a leitura funcionou muitto bem pra vc 😀
    pena que comigo não foi a mesma coisa… =/
    bjs…

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oiee ^^
    Eu também quase devorei este livro…haha’ lembro que, assim que o finalizei, quis ler tudo de novo, pois estava doida pela continuação e “Divergente” tinha sido um dos melhores livros que tinha feito na vida! Eu só não gostei muito da Woodley como Tris. Adoro ela como atriz, mas para mim não combinou *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi Carol eu não li tão rápido igual voce mas consegui ler toda a trilogia, e sem duvida tnto o primeiro livro como o primeiro filme vão ser os melhores. Vou ficar bem curiosa por suas próximas resenhas desses livros.
    Adorei sua resenha, bjus

    Curtido por 1 pessoa

  10. Sou ex-divergente kkkkk, depois de ter me apaixonado perdidamente por essa série, e de ter lido os dois primeiros livros em apenas 4 dias, Convergente foi lançado nos EUA e, antes mesmo de virar fillme, etc, eu descobri o que acontece com a protagonista no último livro. Como você disse, é uma excelente distopia, mas eu odiei tanto o final que a série toda perdeu o impacto pra mim. Que bom que você gostou! E concordo, o melhor dos filmes são Tris e Four, os dois atores encarnaram bem demais os personagens.
    Beijão, Mari Scotti

    Curtido por 1 pessoa

  11. Estou com a leitura desse livro empacado na metade, ele fluiu super bem pra mim, mas resolvi para ele para poder ler uns livros de parcerias que estavam se acumulando e pronto, nunca mais consegui voltar, soma-se a isso o fator agravante de que já conheço boa parte da história porque tenho acompanhado as adaptações e pronto, só Deus sabe quando vou terminar de ler, infelizmente estou na mesma com jogos vorazes.

    Abrçs

    Curtir

  12. Assim como você estou com esse livro aqui em casa a tempos, mas ainda não li. Quer dizer, tenho a trilogia em ebook no iPad, mas tenho medo de ler e não gostar. Mas agora lendo sua opinião, mas uma positiva para reforçar minha curiosidade, tenho certeza que ainda esse ano lerei os três livros de preferência seguidos para dar mais emoção e depois ver os filmes.
    Enfim amei saber sua opinião e os detalhes que você apontou. Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  13. Olá,

    Já li toda a trilogia e gosto bastante. Concordo quando você fala do amadurecimento da Tris e conforme os livros vão passando isso fica mais e mais evidente. Adorei a forma como a Veronica criou essa distopia, que além de criticar um modelo politico também critica a forma de ser das pessoas. Tudo que é demais acaba não sendo bom.

    Os filmes são outra história, gostei do primeiro, mas depois do segundo desistir da franquia. Se você já viu o filme e não leu os livros vai perceber isso.

    Bjs

    Curtir

  14. Divergente é um dis meus livros favoritos. Já li todos os livros da serie inclusive o paralelo que a Verônica Roth fez sobre Quatro.
    Ébum livro que nunca voi esquecer a história e como a autora ousou!
    Sua resenha ficou excelente.
    Bj

    Curtir

  15. Olá , sempre tive vontade
    De ler , mas como não faz muito meu gênero ainda estou receosa com a leitura , a premissa é um tanto instigante e sua resenha deixou muitas coisas claras parabéns .Vou ler em breve!

    Curtir

  16. Oi, adorei a resenha. Como já li resenha sobre esse livro, então minha opinião não mudou. Gosto da Beatrice, mas não leria o livro. Pois acabei vendo os três filmes, e acabou a graça de ler um livro e se surpreender com os fatos da Tris na Audácia. Eu li apenas Quatro, que falo todos esses fatos que você falou do ponto de vista dele (Pelo mesmo as mais importantes).
    Adorei a foto, e sua resenha foi sincera e isso me cativou.
    P.S.: Adorei esse projeto (Caso tenha alguma vaga, estou querendo viu!!!)

    Beijos

    Curtir

  17. Hey!
    Achei sua resenha muito boa, já li o livro e discordo levemente sobre o começo, a tris me passa a sensação de não se encaixar inteiramente na abnegação e deis do começo eu meio que já sabia que ela ia mudar, só não sabia que seria pra audácia kk enfim, de resto eu concordo plenamente contigo e acho o livro muito bom, gosto muito de distopias e essa é uma das boas, os outros livros da serie são incríveis e eu amo eles…
    Beijocas…
    https://westfalllivros.blogspot.com

    Curtir

  18. Olá, fico muito feliz em ver que você gostou do livro. Eu para ser sincera nunca senti vontade em ler essa série, talvez por eu não ser tão acostumada com distopias, não são todas que me agradam sabe? mas ver que você adorou os livros me anima, talvez darei uma chance para as obras mais para frente!

    Beijos

    Curtir

  19. Oi. Tudo bom?
    Assim como você tenho esse livro há tempos na estante e só agora que estou conseguindo ler o primeiro é concordo quando você diz que Tris amadureceu muito no decorrer do livro e mesmo sabendo a história até por ter visto os filmes, estou me impressionando com o mundo é personagens que a autora criou.
    Ótima resenha.
    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

