Resenha #13: Desventuras em Série – O Mau Começo, Lemony Snicket

Oi gente, tudo bem?

Hoje eu vim falar sobre um dos meus livros favoritos, Desventuras em Série – O Mau Começo.

Mau_Começo

Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: “Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere”.

As três crianças Baudelaire são Violet, Klaus e Sunny. Violet é uma inventora de 14 anos e é a mais velha dos Baudelaire. Klaus é o filho do meio e um fiel leitor, já Sunny tem 4 anos e quatro afiados dentes.

O livro começa com as “Baudelaire crianças” numa praia, em um dia nublado. Aquilo era um simples dia para elas, até que então Sr. Poe, o homem que cuida das despesas dos “Baudelaire pais”, conta a pior notícia da vida deles. As “Baudelaire crianças” viraram os “Baudelaire órfãos”.

Após saberem que seus pais morreram em um trágico incêndio, Sr. Poe é encarregado de dar um novo lar para os órfãos. Depois de ficarem um tempo morando na casa dele com roupas horríveis e colegas de quarto insuportáveis, eles são encaminhados para a casa do Conde Olaf, o seu parente mais próximo.

Conde Olaf é um vilão chato, nojento, irritante e só quer a fortuna das crianças. Mas tem um pequeno detalhe que faz ele ser diferente dos outros: é a tatuagem de um olho em seu tornozelo esquerdo, que se torna algo muito importante com o passar da história.

O que mais me encantou nesse livro, foram as crianças. Espertas, engenhosas e divertidas. Mas os Baudelaire passam por várias desgraças e desventuras. São tantas coisas que Conde Olaf faz os órfãos passarem que nem caberia aqui, e além do mais, seria spoiler.

E também, a escrita do Daniel Handler (ou Lemony Snicket, como ele se nomeia nos livros) é muito boa. Esse livro seria recomendado para jovens, porque nele até se explica qual o significado de algumas palavras.

A história é diferente, não tem nada de fofo e bonitinho, apenas a trágica história dos Baudelaire órfãos.

Tchau, gente!

36 comentários sobre “Resenha #13: Desventuras em Série – O Mau Começo, Lemony Snicket

  1. Oie Tudo bom???

    Eu ainda não li nenhum livros dele, o que é uma vergonha, mas estão todas na minha lista.
    Adoro o enredo que ele cria, é muito interessante e divertido.
    Eu assisti ao filme e adorei, por isso que add os livros para leitura. Espero conseguir em breve ler algum.

    =)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oiii!!

    Eu fui descobrir esse livro há pouco tempo. Conheço o filme ,mas nunca cheguei a ler sabe?
    O que eu mais achei interessante é que é uma obra que não é fofa. É um livro com uma pegada mais real e que parece ser bem trabalhada, o que eu admiro!
    Gostei da resenha.

    Beijinhos

    Curtir

  3. um aluno meu me recomendou essa série e desde então morro de curiosidade pra saber mais da história… o sr. Poe e Baudelaire são referências aos dois escritores??? Tadinhos, serem tão infelizes já no início da trama…
    se tiver chance, lerei e se curtir o primeiro livro passo para os seguintes…
    bjs ^^

    Curtir

  4. Olá!
    Eu conheço esse livro por conta do filme (que não assisti, rs), mas nunca o li.
    E apesar de ter gostado da sua resenha, não tenho interesse nesse livro. A história não me atraiu, acho que tô numa fase de livros mais adultos, então essa é uma dica que eu passo.
    Ainda assim, fico feliz que tenha gostado da leitura e que a escrita do autor seja boa.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá, tudo bom?

    Confesso que ainda não li os livros ou assisti ao filme, mas preciso mudar isso urgentemente já que a nova adaptação está chegando. Porém, não consegui comprar os livros, pois nunca acho disponível quando tenho dinheiro, rs. Ao ler sua resenha, acredito que me identificarei muito com o Klaus, já que ele é um fiel leitor, assim como eu sou 🙂

    Obrigada pela dica 😉

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Nunca li o livro, mas assisti ao filme. Acho a história beeem juvenil, e como não me identifico mais com histórias assim eu passo a leitura. Mas não posso deixar de comentar como a bebezinha é fofa. Pelo menos no filme eu morri de amores por ela.
    Curiosa para saber esse lance da tatuagem.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oi! Desventuras em série é uma série que eu sempre olhei, mas tive preguiça de começar. Me pareceu algo que eu teria adorado ler quando era mais nova. Vou deixar a dica anotada para presentes, já que pra hoje não sei se o livro me entreteria tanto.

    Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oie!
    Sabe que preciso continuar a ler esse série? Eu iniciei e li os quatro primeiros, mas na época eu não tinha para continuar a compra e deixei para depois, e por isso não li mais. Mas é uma trama ótima, diferente dos livros que comprei e li, muito bom.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oiee ^^
    Eu nunca tive curiosidade de conhecer essa série, não sei por quê. Cheguei a ver algumas cenas do filme com minha irmã uma vez, mas acabei não curtindo muito, então nem quis vê-lo inteiro. Fico feliz em saber que você gostou tanto do livro, mas eu, sinceramente, não sei se o leria. Não é o tipo de livro que eu estou querendo ler, sabe?
    MilkMilks ♥

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olá, Juliana, tudo bem? Eu li esse livro já faz um tempo, tanto ele quanto o segundo da serie, mas acabei não dando continuidade, apesar de ter amado muito Mau Começo e gostado bastante da sequencia. Gostei da sua resenha!! Espero que continue lendo a série e se encantando com as trágicas situações criadas pelo Snicket.
    Beijos!

    Curtir

  11. Antes eu não tinha coragem de ler essa série, simplesmente porque ela é enorme! Mas pela resenha pude perceber que os livros apresentam conteúdo, gosto de histórias com crianças, tornam o livro mais leve e divertido, sempre com um vilão interesseiro, mas essa parece ser bem mais profunda, trágica, mesmo assim continuo com a vontade de fazer a leitura

    Curtido por 1 pessoa

  12. Olá Juliana!
    Ainda não li nenhum livro dessa série e como são muitos livros eu não fiquei animada com a leitura. Não sabia que a trama se passava com crianças, o que torna a leitura mais simples e mais divertida de ler para quem gosta do gênero. Vou dar uma chance e conhecer um pouco mais das crianças órfãs e do vilão Conde Olaf.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro dessa serie e apesar dela ser bem comentada, eu nunca tinha lido uma resenha sobre um dos volumes, então não sabia muito sobre a historia, logo fiquei animada com seu post. Agora sei um pouco sobre essa serie e fiquei curiosa para conhecer a historia desses irmãos que parecem ser ótimos personagens.

    Beijos :*

    Curtido por 1 pessoa

  14. Oi, só conheço o filme mas tenho curiosidade para saber mais da trama. Essa série é bem grande né? Deve ser legal saber mais sobre os órfãos, parece ser um livro tragicamente cômico.
    No decorrer da série acredito que seja possível acompanhar o amadurecimento das crianças, é ótimo quando isso acontece.
    Ótima resenha, beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Ola ainda não tive o prazer de ler essa série, leio muitos elogios a escrita do autor e toda a série. Espero poder ler em breve, já assisti o filme e adorei, gosto dessa leveza do filme com crianças super espertas e inteligentes e o vilão ganancioso que sempre se dá mal no final. Dica anotada. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com

    Curtir

  16. Pingback: Resenha #65: A Sala dos Répteis, Lemony Snicket | Arsenal de Ideias

  17. Pingback: Resenha #71: O Lago das Sanguessugas, Lemony Snicket | Arsenal de Ideias

  18. Pingback: Resenha #77: Serraria Baixo Astral, Lemony Snicket | Arsenal de Ideias

Deixe um comentário