Resenha #17: AS Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago, C. S. Lewis

Oi gente, tudo bem? Hoje vim falar sobre outro livro: As Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago.

O sobrinho do mago

A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.

Esse livro é o primeiro da coleção, e por incrível que pareça, quase ninguém sabe sobre a existência dele.

A história começa com dois novos personagens: Polly e Digory, que são vizinhos faz algum tempo. Polly estava brincando em seu quintal quando Digory aparece sujo e chorando em cima do muro de sua casa, dizendo que odiava sua nova moradia em Londres. Os dois viram amigos e gostam de ficar explorando suas casas.

Polly é uma menina muito obediente e não gosta de problemas, já Digory é um menino muito levado e só causa problemas.

Digory tem um tio e uma tia, que cuidam de sua mãe doente. Tio André é um maluco, sempre vive trancado em seu sótão o dia todo. Já sua tia sempre dá um sermão em Digory.

Um dia quando Polly e Digory decidem explorar uma casa abandonada no final da rua, acabam pegando o caminho errado pelos túneis da casa de Polly e param bem no sótão do tio André.

Tio André tinha quatro anéis. Dois amarelos e dois verdes. Os amarelos levariam as crianças para outro universo e os verdes as mandariam de volta para Londres. Sem saber dessa informação, Polly pega um amarelo e é transportada para outro mundo, sem um anel verde.

Tio André conta a verdade para Digory e ele decide ir atrás de Polly.

Depois de passarem por várias aventuras e até tirar uma feiticeira de uma maldição, eles chegam no universo do nada. É um mundo completamente vazio, sem céu e estrelas. E é lá que Aslam cria Nárnia.

C. S. Lewis descreve muito bem a história, com seus mínimos detalhes. Você até se sente dentro da história. A leitura é bem rápida e você aproveita muito.

Ou seja, esse livro conta como foi o começo de Nárnia. A criação de tudo. E a coisa mais encantadora desse livro, é Aslam.

Espero poder ler a coleção toda.

Tchau!

 

 

 

24 comentários sobre “Resenha #17: AS Crônicas de Nárnia – O Sobrinho do Mago, C. S. Lewis

  1. Olá,

    Tenho o volume com todos e esse foi a unica crônica que já li. Acho que a ordem que os filmes foram lançados fizeram com que as histórias de origem fosse mais esquecidas. Mas isso de deu também pelo Lewis ter escrito elas na ordem em que foram lançadas no cinema.
    Sem dúvidas essas história é muito interessante, pois elementos dela são essenciais para entendemos algumas coisas que aprecem nas histórias seguinte.
    Acho que ainda vou me surpreender muito com as próximas crônicas.
    E as mensagem delas são muito lindas, adoro a forma como a fê e a religiosidade cristã está subentendida nesses livros.

    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Ju. Eu gosto demais das Crônicas de Nárnia, e o Sobrinho do Mago me encantou. Aslam é simplesmente maravilhoso, e a escrita de Lewis é uma das que mais gosto de ler.
    A coleção toda é uma obra-prima que todos deveriam ler.
    Com o passar dos livros, vê-se claramente a comparação com o cristianismo, e isso, pra mim, foi a coisa mais espetacular que aconteceu ao concluir a leitura.
    Espero que goste dos próximos.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá!
    Assisti o filme e adorei a história de Nárnia, mas não conheço bem os livros. E realmente não sabia da existência desse em específico, a história antes de tudo. Acho super bacana conhecer o antes pra se jogar na história que conquistou inúmeros fãs. Fiquei curiosa pra conhecer o Tio André e o sótão dele… E claros conhecer a Polly e o Gregory e as aventuras que ele passam… adoro quando o autor consegue transportar o leitor, como você disse. Espero ter oportunidade de ler algum dia.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá!
    Desconhecia a existência desse livro, mas achei a premissa bem interessante. Na verdade, estou encantada por saber dessa história que deu origem a todo o universo criado por Lewis.
    Estou bem curiosa para conhecer a aventura de Polly e Gregory e conhecer o Aslan nessa história, pois ele é, de longe, meu personagem favorito de toda a história.
    Claro que anotei a dica para ontem rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de começar a ler os livros de Narnia, sou louca para conhecer melhor o universo, só conheço o que se passa nos filmes e sei que é bem superficial. Me interessei em saber mais sobre como Aslan começou a criar Narnia e como Polly e Gregory resolveram a situação em que entraram, acredito que seja uma aventura incrível. Sem dúvidas irei ler esse livro assim que tiver oportunidade. Obrigada pela dica!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olá!
    Confesso que eu também não sabia da existência desse livro. Conheço a obra pelos filmes mas ainda não tive a oportunidade de ler os livros. Não sou nenhuma fã mas gosto muito da história, assim como muitas pessoas também curtem.
    Acho que para começar a ler todos os livros de Nárnia, é interessante começar por esse primeiro. Até mesmo pra saber como tudo começou e não se sentir tão perdida no decorrer da leitura.
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oie, nárnia nunca interessou muito a mim porque não gosto muito dessa história de mundos fantásticos, mas para quem gosta tenho certeza de que é uma leitura ótima, toda essa inocência da exploração das crianças e a descoberta dos novos mundos, e ainda mais sendo o primeiro que conta toda a origem de nárnia. Gostei da resenha e torcendo para que você goste do resto da coleção.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oi, eu realmente não sabia da existência desse livro! Nunca tinha ouvido falar sobre e nem sabia que existia uma história que contava sobre o início de Narnia, acredito que seja algo bem legal para quem é fã e eu quando tomar coragem para ler os livros da história de Nárnia irei adicionar esse conto. Gostei bastante dessa história de anel e tenho certeza que esses dois se meterão em diversas aventuras, parece ser típico livro bom e gostoso de ler e por ser um conto também parece ser bem rápido, então com toda a certeza é uma excelente escolha.
    Um beijo
    http://www.brookebells.com

    Curtido por 1 pessoa

  9. Hey!
    Realmente eu não fazia ideia da existência desse livro, mas já vou ficar atenta caso eu queira adquirir a coleção algum dia. Eu adoro os filmes e adoraria saber como o universo de Nárnia começou. Além disso, os personagens do livro parecem ser bastante divertidos pelo que você expôs aqui, as aventuras deles devem ser uma completa confusão. Pelo que eu percebi, Aslam é um tipo de Deus, e parece ser bem interessante saber mais sobre ele.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olá, tudo bem?
    Eu amo fantasia, esse gênero sempre me seduz! Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro de “As Crônicas de Nárnia”, mas tenho muito interesse em fazer a leitura. Adorei a resenha e fiquei super curiosa para conhecer a história.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    Curtido por 1 pessoa

  11. Olá!!
    Nunca li nada dessa serie,nunca tinha me interessado em ler o livro e contos,hahaha nem os filmes eu vi,mas confesso que fiquei bem curiosa com essa estória mas no momento ainda não senti aquela vontade de ler,quem sabe mais pra frente eu fique mais empolgada pra saber das aventuras da Polly e Digory no outro mundo 🙂 Por hora passarei a leitura!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/titulo-irmandade-perdida-autor-anne.html

    Curtido por 1 pessoa

  12. Oiee,
    Eu comprei esse livro, mas foi o volume único. Comecei a ler, mas acabei parando. Gosto muito dos filmes, mas o tamanho do livro me desanima de começar. Quero muito ler e realmente é muito difícil encontrar resenhas sobre essa série.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  13. Nossa que legal ver esse livro resenhado aqui. Li a algum tempo atrás, tenho o volume único e passei um tempo lendo de uma a duas crônicas por mês até finalizar o livro. Adorei todas as crônicas, essa em especial por nós apresentar esse início de tudo. Adorei o local entre as dimensões / mundos onde eles iam para viajar e decidir onde desejavam ir. Tudo muito mágico.
    Parabéns pela leitura e pela resenha, beijos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Olá!
    Eu sempre ouço falar desse série, mas ainda não li nenhum livro. Confesso que nem o filme eu vi. Mas saber como Nárnia foi criada deve ser muito legal. E fiquei super curiosa com a sua resenha. Quem sabe agora me motive a ler.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    Curtir

Deixe um comentário