Resenha #18: Morte Súbita, J. K. Rowling

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe mais uma resenha par ao Desafio Literário Obverso Books, e o tema da vez é um livro que comprei pelo preço. Achei esse livro nas Americanas há algum tempo atrás por apenas R$ 10,00 e achei que seria uma boa oportunidade para ler.

índice

Este livro de J.K. Rowling conta a história de Pagford e seus habitantes, que, após a morte inesperada de Barry Fairbrother, membro da Câmara do vilarejo, fica em choque. Pagford é, aparentemente, uma pacata cidade inglesa com tudo o de mais comum e organizado que pode haver, mas o que está por trás da fachada bonita é uma cidade em guerra – uma guerra de classes, credos, gerações e interesses. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com seus maridos, professores em guerra com seus pupilos – Pagford não é o que parece ser. O assento vazio deixado por Barry no conselho municipal logo se torna o catalisador para a maior guerra que a cidade já viu. Quem triunfará em uma eleição repleta de duplicidade, paixão e revelações inesperadas?

É claro que eu esperava muito do livro, sendo escrito por nada menos que J. K. Rowling mas, infelizmente, me decepcionou um pouco. Não é porque a história é chata, mas até o meio do livro eu ficava me perguntando onde estava a história, eu não queria acreditar que seria só aquilo.

A história se passa em Pangford, um pequeno distrito ao lado de Yarvill e que, como toda cidade pequena, todos se conhecem. Temos vários núcleos de personagens e suas histórias se entrelaçam ao decorrer do livro. Tudo começa com a família Fairbrother, onde Barry morre e deixa um imenso vazio nesse distrito. Ao decorrer disso, vemos o quanto sua morte atingiu a vida de toda a população. Dos Jawanda, que eram muito próximos a ele por causa do Conselho Distrital, dos Wall que eram seus melhores amigos, dos Weedon, onde tinha Krystal que era sua protegida e ele fazia tudo para ajudá-la etc.

Devo dizer que grande parte da história é um embate entre tais membros deste Conselho Distrital para ver se uma pequena favela que está sob domínio de Pangford fica  ou não ali. Sério, a maior parte de eu achar que o livro foi chato foi por causa disso. Ficava várias vezes nesse assunto a a leitura ficava arrastada.

O livro é dividido em partes e todos os acontecimentos se passam no decorrer de poucos dias, cada capítulo é do ponto de vista de uma das famílias desse distrito. Apesar de tudo, o livro trata de assuntos muito importantes, como Depressão, Automutilação, Bullying, Violência Doméstica, Assédio Sexual, Traição, Vícios em Drogas, Obesidade e outras coisas mais.

O livro é bem interessante e acredito que o meu erro foi ter esperado muito dele. Depois que eu desencanei de ficar esperando uma história de fato, eu consegui aproveitar bem o enredo. É no mínimo diferente do estilo que eu geralmente, então causou esse estranhamento. É difícil descrever porque o livro não é bom mas também não é ruim, sabe?

Acho que foi uma leitura válida sim e que cada um deveria ler para tirar sua própria conclusão.

Até mais, pessoal!

Fonte da sinopse: http://www.livrariacultura.com.br/p/morte-subita-30356514

Blogs promoventes do desafio:

http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

http://www.infinitoslivros.com/

http://thousandlivestolive.blogspot.com.br/

http://www.notinhasderodape.com.br/

https://literasutra.com/

http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

http://www.colecionandoprimaveras.com.br/

http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

http://www.confraria-cultural.com/

http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

http://www.adorkable.com.br/

http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

21 comentários sobre “Resenha #18: Morte Súbita, J. K. Rowling

  1. Olá!
    Lembro que quando li esse livro também esperei muito dele e me decepcionei bonito, pois a história foi tudo menos o que eu esperava. Os temas abordados pelo livro são interessantíssimos só que eu acho que eles não foram bem trabalhados, sabe? Pelo menos foi essa a impressão que tive ao ler a obra. Senti falta de um maior entrosamento e envolvimento por parte dos personagens.
    Tenho a vontade de reler a obra para ver se estou certa, mas farei isso mais para a frente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    Curtir

  2. Até hoje eu não li nenhum dos livros da J. K. além de Harry Potter por medo de decepcionar mas, dentre todos que ela publicou, Morte Súbita é o que menos me chama a atenção. A capa é bonitinha, nada excepcional, mas O Chamado do Cuco tem um trabalho gráfico bem mais… Trabalhado, hehe. Abraços e até mais.

    Curtir

  3. Todo mundo quando vai ler Morte Súbita, vai com ” os olhos maior do que a barriga”, esperando muito da obra e acaba se decepcionando. Eu mesmo me decepcionei, e a decepção foi tão grande que não consegui nem finalizar a leitura. E ainda há boatos que o livro vai virar seriado, se virar, espero que melhorem o conteúdo, porque simplesmente não consigo imaginar nada.
    Leitor Irônico

    Curtir

  4. Olá, eu ainda não li mas já escutei muitos elogios sobre a obra e se fosse ler, também criaria muitas expectativas e nem sempre isso é bom. Acredito que eu gostaria da trama mas acho que não é isso tudo que o pessoal fala, mas sei lá, pela sua resenha eu achei a história razoável.

    Curtir

  5. Olá, tudo bem?
    Também comprei o livro por causa da promoção na Americanas hahaha
    Mas eu amei o livro! Confesso que nas partes mais voltadas à política o enredo ficava entediante, mas eu torcia para que chegasse logo as partes dos adolescentes e me prendi muito a família Weedon! Crystal e Robbie… ❤
    Eu não sabia muito o que esperar do livro e quando vi tantos assuntos polêmicos, interessei-me mais ainda. A tia Rowling me surpreendeu.

    Um beijo! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olá!! 🙂

    Eu quero muito ler esse livro mas primeiro espero acabar de ler HP (ainda so li a pedra Filosofal!! ahah)! 🙂

    Tenho pena que tenhas gostado la muito dele, mas por vezes as expectativas sao capazes de estragar tudo… Mas compreendo, claro!! E a J K Rowling!! 🙂 ahah

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    Curtir

  7. Não é a primeira vez que leio uma resenha demonstrando decepção com esse livro. Acho que as expectativas, em algumas situações, atrapalham mesmo, mas eu estou quedada a achar que esse livro é um pouco fraco mesmo. Meu sobrinho ganhou de aniversário e ainda não leu. Depois que ele ler, pegarei emprestado para tirar minhas próprias conclusões, como você sugeriu. Mas ao contrário de você, não tenho grandes expectativas em relação à obra.

    Tatiana

    Curtir

  8. Que bom que ele só te decepcionou um pouco, essa foi uma das leituras mais sofridas que fiz na vida toda!! Li pouco depois que foi lançado e descobri que da autora vou ficar só com Harry Potter mesmo. Achei Morte Súbita um tédio do início assim, pelo menos você ainda conseguiu encontrar algo positivo, fora que pagou barato… hehe…

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

    Curtir

  9. Oiee, tudo bom? Esse é um dos meus livros favoritos! Eu lembro que comprei ele meio carinho, por uns 35 reais, mas estava tão empolgada que nem liguei pro preço (velhos tempos, ahahaha). Comecei a leitura com as expectativas altas, e não me decepcionei nem um pouquinho. Acho que isso se deve ao meu amor por narrativas assim, com muitos pontos de vista e que trata de assuntos polêmicos, além de se passar em uma cidade fictícia e ter problemas tão reais. Fora os personagens, que foram ricamente construídos. Enfim, sou uma entusiasta quando o a assunto é Morte Súbita! haaha Adorei a resenha!
    Beijo ❤

    Curtir

  10. Quando li esse livro, fui com grandes expectativas por ser a JK, mas me decepcionei por que não esperava um livro tão tenso da parte da autora, não tinha um personagem se quer para me apegar, e fiquei com uma sensação ruim. Infelizmente não funcionou comigo. Bjkas

    Curtir

  11. Oi, tudo bem?
    Também vi o livro em promoção e me arrependi de não ter comprado!
    Pena que o livro te decepcionou, mas entendo, principalmente pela questão dele ficar arrastado por ficar voltando várias vezes no mesmo assunto, isso é chato! Mas a autora abordar temas importantes é muito bom!
    Bjs

    Curtir

  12. Olá!
    Já tem tempo que tenho vontade de ler esse livro por causa da autora também. Não li nenhum livro da J. K. Rowling e um dia eu ainda quero ler HP, já que gosto tanto dos filmes. É uma pena Morte Súbita não ser tudo aquilo que você esperava, mesmo assim é bom saber que ele aborda vários temas importantes. Gostei muito da premissa, mas acho que desanimei. Quando o autor é muito conhecido sempre guardo grandes expectativas.
    Beijos.

    Curtir

  13. Olá, tudo bem?
    Eu também já vi esse livro muitas vezes por esse preço, já pensei em comprar, mas li algumas resenhas de muitas pessoas que ficaram decepcionadas com a leitura, que esperavam mais, como você, e eu acabei desanimando, mas eu ainda quero ler para tirar minhas próprias conclusões, mesmo achando que vou me decepcionar, mas fazer o que haha. Adorei sua resenha.
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    Curtir

  14. Eu já tinha visto muita gente que se decepcionou com essa leitura. Acredito que depois de Harry Potter, deve ser difícil para a autora escrever algo à altura sem que ninguém saia decepcionado, né?
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas não sei se vou fazê-lo em breve. Espero que eu goste, já que não terei grandes expectativas, né?
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    Curtir

Deixe um comentário