Resenha #24: O Código da Vinci, Dan Brown

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês mais uma resenha, de um livro que posso considerar até um clássico moderno, que foi uma ótima leitura, vamos conhecer?

200px-DaVinciCode.jpg

Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. “O Código da Vinci” prende o leitor da primeira à última página.

Confesso que, de começo, fiquei meio assim de ler o livro pois já tinha visto a adaptação cinematográfica e não tinha me agradado tanto, até cheguei a ficar confusa em algumas partes. Mas logo que comecei a leitura minha opinião mudou drasticamente. O livro é simplesmente maravilhoso!

Com mistério do começo ao fim, Dan Brown nos prende em uma trama repleta de códigos, charadas e história. Devo dizer que toda a história sobre o Santo Graal e a vida de Jesus que Dan descreve é de arrasar, você fica vidrado e acaba sabendo de fatos que não aprenderia de outra maneira. Mesmo com esse conteúdo histórico tão complexo, em nenhum momento a leitura fica chata ou cansativa, devo isso aos capítulos bem curtinhos que o livro tem, alternando para o ponto de vista de alguns personagens importantes e deixando a história cada vez mais legal.

Os personagens são muito humanos também. Todos têm defeitos e podemos ver quando a emoção os deixam levar. Em nenhum momento, quando estamos lendo o livro, imaginamos que seja uma obra de ficção, e simplesmente queremos ler mais e mais.

Repleto de lugares turísticos e históricos e com uma narrativa rápida, que conta histórias e é repleto de mistérios, O Código da Vinci é uma leitura obrigatória para todos que gostam de livros de investigação ou suspense. Se vocês não gostaram do filme, tenho certeza que irão amar o livro. Mal posso esperar para ler as outras obras de Dan Brown.

Até mais, pessoal!

Esta resenha é mais uma para o Desafio Premiado Literário Obverso Books!

Blogs promoventes do desafio:

http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

http://www.infinitoslivros.com/

http://thousandlivestolive.blogspot.com.br/

http://www.notinhasderodape.com.br/

https://literasutra.com/

http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

http://www.colecionandoprimaveras.com.br/

http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

http://www.confraria-cultural.com/

http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

http://www.adorkable.com.br/

http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

31 comentários sobre “Resenha #24: O Código da Vinci, Dan Brown

  1. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do Dan Brown, mas muitas pessoas falam muito bem da escrita dele. Eu também não vi o filme, me julgue rsrs, mas sempre quis ler o livro primeiro, e depois da sua resenha vi que fiz o certo. Fico feliz que tenha gostado da leitura e que ela tenha te envolvido, espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.

    Curtir

  2. Oi, tudo bem?
    Confesso que nunca me interessei em lê a obra, porque de algum modo ela me assusta um pouco, sabe aquele livro que você sempre vê alguém falando sobre e você tem curiosidade em lê, mas fica com receio/medo de fazer e não gostar? Então, é exatamente isso o que acontece comigo. Ai fico nessa, do compro ou não o livro, e acabo nunca comprando ele pra lê. A sua resenha ficou ótima e até me animou em lê o livro haha

    Curtir

  3. Adorei a resenha, fico feliz que você tenha gostado do livro. E tive a mesma experiência que você, assisti ao filme e não gostei não, e agora não tenho nenhuma vontade de ler ao livro. Acho que para que eu faça a leitura, tenho que participar de algum desafio também, para ser “obrigado” a ler rsrs.

    Curtir

  4. Olá amoreca…
    Nossa deu até uma nostalgia agora – que gostoso.
    Lembro que quando li esse livro do Dan B. foi uma briga por que minha avó não queria que eu lesse, por achar que ia bagunçar minha cabeça em relação à religião e tals… Mas teimosa que sempre fui… li e pra ser sincera minha opinião permaneceu a mesma… Levei a história como uma ficção mesmo sabe.
    Concordo que o livro é maravilhoso, assim como outros do DB tbm… recomendo que leia Fortaleza Digital, vai se encantar.

    Beijokas!
    http://www.facesdeumacapa.com.br

    Curtir

  5. Oi!
    Eu já assisti ao filme e não curti muito. Nunca li nenhum livro do Dan Brown, mas já vi tantos comentários negativos sobre a escrita do autor que acabei não tendo nenhum interesse em ler as obras dele.
    Mas que bom que a leitura foi boa para você, melhor do que o filme. Acho interessante quando os personagens são realísticos, com falhas, iguais a nós.
    Bjss

    Curtir

  6. Eu já não gostei da Dan Brown, até ia ler esse, mas já dei duas chances para o autor através dos livros Inferno e Anjos e Demônios, então minha cota de Dan Brown acabou, haha. E eu já não gostei porque achei que ele não reconhece os limites humanos e tecnológicos e do próprio tempo. E os finais dos dois livros me decepcionaram muito, embora a construção da narrativa seja realmente muito boa.
    Mas legal a resenha! Que bom que a sua experiência foi melhor do que a minha! Pelo o que eu vejo, Dan Brown é assim mesmo: ou se ama ou se odeia, haha
    Beijinhos

    Curtir

  7. Eu só fui “gostar” da história, quando dei uma segunda chance para o livro.
    Como a faculdade havia pedido para ler, encarei como obrigação..
    Mas depois conseguir enxergar a história com outros olhos. Apesar de não ser muito gã do Dan – ja tentei dar chance para outras histórias dele – eu gostei da forma que a leitura fluiu =D

    Curtir

  8. Menina se eu falar pra tu que eu não gosto da narrativa do Dan tu vai brigar comigo? A história dele sem dúvida é uma das melhores que li, mas sem brincadeira, a narrativa dele pra mim não desce. Li O Código da Vinci, achei muito bom, mas prefiro o filme, por causa de todo conteúdo histórico dele, foi bem feito.

    Curtir

  9. Oiee ^^
    Sabe que eu nunca tive vontade de ler os livros do Dan? Até tenho um tiquinho de curiosidade, mas não aquela necessidade de conhecer a escrita e o desenvolvimento das obras do autor. Não é um gênero que me atrai. Mas eu gosto quando um livro contém cargas históricas e culturais, só o mistério que me afasta um pouco do livro…hehe’
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    Curtir

  10. Olá, tudo bem?
    Eu não sou muito fã de livros com essas histórias mais históricas e tals, acho que fica uma leitura pesada e eu acabo achando um pouco chato, muitas vezes não aguento chegar ao fim, mas como disse que todos que gostam de investigação e suspense deveriam ler, e como eu gosto muito de ambos gêneros, eu vou dar uma chance, quem sabe minha opinião não mude, hahaha. Adorei sua resenha

    Curtir

  11. Olá linda,

    Eu adoro Anjos e Demônios porque a escrita de Dan é cativante e prende qualquer um, mas sou gamada por Fortaleza Digital que foi o enredo que me conquistou nas primeiras páginas.

    O Código da Vinci li depois de 4 livros lido dela haha

    Beijos!

    Curtir

  12. bom, terei que discordar de você quando aponta o livro como um clássico moderno, pois ele não possui características atemporais que lhe são originais… conheço a história,e ela é recheada de elementos que já encontramos em obras mais antigas, os que são considerados clássicos…
    quanto ao filme, vi há muio tempo, achei legal, mas ada primoroso… mas fico feliz que tenha curtido a leitura da obra…
    bjs…

    Curtir

  13. Olá! Tudo bem?
    Adoro o autor e esse livro li tem um bom tempo já, acho que uns 10 anos ou mais. Amei quando li, achei muito genial a forma como o autor desenvolveu o enredo. Vi o filme, mas fico com o livro, sem duvida. Adorei a ideia do desafio! Parabéns pela resenha!
    Bj

    Curtir

  14. Oi Carol. Tudo bem?

    Eu ainda não li O Código da Vinci e Anjos e Demônios, justamente porque eu assisti as adaptações primeiro. Eu tenho os livros e já coloquei algumas vezes na meta de leitura, mas adiei a leitura. Lendo sua resenha deu uma vontade de começar a ler, porque eu gosto dos filme, principalmente O código da Vinci.

    Bjos

    Curtir

  15. Olá, tudo bem?

    Confesso que mesmo com todos os elogios sobre as obras do autor, ainda não me interessei para ler, não sei o que acontece, mas não consigo me atrair. Meu marido adora as adaptações cinematográfica dos livros, tanto, que fica sempre pedindo para eu ver. Haha. Vou tentar dá uma chance ao filme. Fico feliz que tenha curtido a leitura.

    beijos

    Curtir

  16. Oi, tudo bem? Sempre leio os livros de Dan Brown, e O código da Vince já é uma leitura concluída pra mim, principalmente porque gosto do estilo do autor e o modo com ele escreve, além das tramas criadas por ele. O único que não me agradou tanto foi Inferno. E, assim como você, gostei muito do livro e recomendo. Espero que leia os outros livros, eles são muito, mais muito bons.

    http://porredelivros.blogspot.com

    Curtir

  17. Olá!
    Sempre tive uma birra com Dan Brown, mesmo sem ter lido nada dele rsrs.
    Mas ao contrário de você, o que me fez ler um livro dele, foi justamente o filme Anjos e Demônios que achei demais!! Depois do filme fiquei morrendo de vontade de ler, até que li Inferno e gostei muito do que li.
    Beijo

    Curtir

  18. Oi,tenho a colecao do autor aqui e estou bem ansiosa pra fazer a leitura,espero que ano que vem eu consiga.A historia me lembrou muito o livro que estou lendo agora, e gostei disso, ja sei que vou amar.Adorei a resenha.

    Curtir

  19. Confesso que já me indicaram esse livro mais na época estava começando minha carreira de leitora (rsrsrs) e pulei ele pois fiquei um pouco frustrada com a capa, porém olhando sua resenha tem td a ver e eu achei que era uma estória diferente do que vc escreveu e confesso que agra estou triste por n ter lido antes.

    Curtir

  20. Pingback: Livros: Dan Brown – Fernando Paiva – Maçom Newsletter

Deixe um comentário