Resenha #26: O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu trouxe para vocês um clássico de nossa literatura. Também faz parte do Desafio Obverso Books, de um livro de um autor latino-americano e é claro, tinha que fazer um brasileiro. Vamos conferir?

Auto-da-compadecida.jpg

O Auto da Compadecida consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.
Apresenta na escrita traços de linguagem oral (demonstrando, na fala do personagem, sua classe social) e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

Eu li essa obra meio que obrigada por causa da faculdade, e foi uma surpresa muito agradável!

A leitura é muito gostosa e divertida, conhecemos João Grilo e seu amigo Chicó, que estão indo atrás do Padre da cidade para pedir para ele abençoar o cachorro do padeiro, mas é claro que nada para eles é fácil e tudo vira uma grande confusão. A história é muito engraçado por causa desses dois, além de outros personagens muito divertidos que também aparecem no decorrer da trama.

Se vocês já assistiram ao filme e gostaram, leiam o livro pois ele é infinitamente melhor. Já é até um clichê falar isso atualmente mas é que no filme acrescentaram várias coisas e personagens desnecessários para aumentar o tempo da obra e ficou um pouco maçante. Só achei legal para imaginar melhor os personagens, já que as atuações então incríveis.

O livro também trata de assuntos cotidianos até nos dias de hoje, como adultério, religião, cobiça etc. e no final traz uma mensagem muito bonita sobre perdão e fé.

Recomendo este livro para todos, para conhecerem melhor a cultura nordestina, para perderem um pouco deste preconceito ridículo que as pessoas têm de obras brasileiras, porque são simplesmente maravilhosas! Me arrependo muito de não começar a prestigiar essas obras mais cedo, mas agora estou correndo atrás do tempo perdido rs.

Até mais!

Esta resenha é mais uma para o Desafio Premiado Literário Obverso Books!

Blogs promoventes do desafio:

http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

http://www.infinitoslivros.com/

http://thousandlivestolive.blogspot.com.br/

http://www.notinhasderodape.com.br/

https://literasutra.com/

http://k-secretmagic.blogspot.com.br/

http://www.colecionandoprimaveras.com.br/

http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

http://www.confraria-cultural.com/

http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

http://www.adorkable.com.br/

http://www.pensamentosvalemouro.com.br/

 

Anúncios

72 comentários sobre “Resenha #26: O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

  1. Oi Carol…
    Eu sou suspeita pra falar de nacionais rsrs… Tenho dedicado meu tempo ultimamente quase que exclusivamente para leitura deles. Não li o Auto da Compadecida, mas deve ser uma leitura ótima, super descontraída. Gostei do filme, e por mais cliche que seja… sempre prefiro os livros rsrs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi carol,
    Já li esse livro faz tanto tempo e tantas vezes e é sempre tão gratificante.
    Como pernambucana e nordestina apaixonada sou até suspeita pra falar da grandeza de Ariano que tem diversas obras incríveis uma melhor do que a outra recomendo muito que você leia outros livros dele, vai se apaixonar.
    beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. ah, Ariano é só amor *–*
    sou apaixonada pela escrita dele, já li e reli, vi o filme, organizei peça de uns alunos com a obra… enfim, difícil encontrar alguem que não goste… fico feliz que vc tenha curtido o Auto da compadecida e espero gostar de outros livros dele… bjs…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá, tudo bem?
    Já assistir ao filme várias e várias vezes. E ele é simplesmente lindo em todos os sentidos. Mas, nunca me interessei pelo livro. Não sei porque.
    Ótima dica de leitura. Mais um nacional para ler.
    Parabéns pela resenha!

    Curtir

  5. Olá Carol,
    Lembro que li esse livro obrigada na escola e que não apreciei a leitura, infelizmente. Entretanto, atualmente, tenho uma vontade imensa de reler clássicos e foi muito com ter lido sua resenha. Fiquei contente em saber que o livro foi uma surpresa e que é infinitamente melhor do que o filme – disso não tenho dúvidas, nunca!
    Anotei a dica para ontem.
    Beijos

    Curtir

  6. Eu li esse livro na época do colégio e lembro de ter me surpreendido positivamente, mas não lembro quase nada da história, preciso reler, rs.
    E nunca é tarde para ler os clássicos! Acho que é até melhor ler quando temos mais maturidade, acho que no colégio a gente não consegue absorver tudo o que esses livros têm para oferecer. Fora a pressão, porque geralmente a gente lê porque vale nota. Então você está lendo numa boa época sim 🙂
    Beijinhos

    Curtir

  7. Olá!! 🙂

    Eu não li esse livro e talvez não leia porque a premissa não me agradou muito! Sim, realmente isso de obras brasileiras (ou portuguesas) não valerem muito e simplesmente ridículo! 🙂

    Uma mente brilhante e uma mente brilhante sempre. Em qualquer lugar que esteja! que bom que essa leitura te ajudou também ai! 🙂

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim! Só vejo várias pessoas falando mal de obras clássicas mas nunca se deram ao trabalho de realmente ler e interpretar! Acho que essa ao Suassuna é bem leve, e é ótima se algum dia você tiver curiosidade sobre o nosso nordeste.
      Beijos!

      Curtir

  8. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conferi o livro, mas adoro a minisérie.
    O legal dessa história é que os temas que você citou estão presentes realmente até hoje na sociedade.
    Eu sempre adoro ler nossa literatura. As pessoas deviam apreciar mais mesmo,
    Ótima resenha.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Adoro desafios literários, porque eles nos motivam a ler ao que geralmente não pensamos ou não nos interessamos em ler. Acabamos sempre descobrindo novos talentos, novos gêneros, novos enredos… Gostei de saber a sua opinião sobre esse clássico, pois estava mesmo pensando em lê-lo. Eu adoro o filme, mas não esperava que a adaptação pudesse ser considerada fidedigna. Saber que você não criticou o filme, mas disse que o livro é melhor… hmmmm, me enche de boas expectativas! Vou ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    Curtir

  10. Sabe que eu tenho muita vontade de ler esse livro. Adoro o filme, é um dos meus preferidos. Por isso, não vejo a hora de ter a vchance de ler logo esse livro. Se eu adorei o filme, então sei que vou amar o livro.

    Curtir

  11. Meu deus que coincidência, minha professora de literatura clássica me passou esse livro para leitura hoje mesmo, então sua resenha chegou em boa hora, já assisti o filme e ADORO, dou muitas risadas, espero que o livro realmente seja melhor, adoro quando leituras que fui obrigada a fazer me conquistam

    Curtir

  12. Muito legal ver a obra do Ariano por aqui, fico feliz que tenha gostado. Já li tempos atrás e gostei muito. Cheguei a ir numa palestra com o autor e ele era sem igual. Ele soube deixar sua marca no mundo.
    Concordo que é preciso perder o preconceito de ler livros nacionais, sejam os clássicos ou os modernos.
    Gostei da postagem!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  13. Oi Carol.

    Eu nunca li a obra, mas pela sua resenha o livro é mais divertido do que o filme. Que por sinal eu adoro justamente por causa do João Grilo e seu amigo Chicó. Dica super anotada pois acho que valerá muito a pena ter essa história engraçada entre meus livros nacionais na minha estante.

    Bjos

    Curtir

  14. Oiee ^^
    Confesso que nunca tive curiosidade de conhecer essa história, e não sabia da existência do livro até agora *-* só tinha ouvido falarem sobre o filme (que eu também não vi…hehe’). Enfim, fico feliz em saber que a leitura foi tão agradável e divertida para você, normalmente eu não me interessaria mesmo em ler, mas tenho tentado sair da minha zona de conforto ultimamente, então acho que vale a pena arriscar, né?
    MilkMilks ♥

    Curtir

  15. Olá!
    Quem não conhece essa obra através do filme? Sou suspeita para falar, pois este foi meu filme nacional favorito desde a infância e me sinto envergonhada por não saber da existência do livro até hoje!
    É bom saber que além de divertido, o livro traz lições no final. Além, é claro de abordar vários temas que podem se ligar a qualquer um de nós.
    fiquei bem curiosa com a obra escrita e quero conhecer.

    http://cdumaeleitora.blogspot.com.br/

    Curtir

  16. Olá! Eu não conhecia essa história. Não me atraiu muito. Mas gostei bastante da sua resenha. Também acho importante prestigiar literatura brasileira. Realmente tem um preconceito ridículo. Ainda quero ler mais livro brasileiro, talvez acabou lendo esse e me surpreendo como você se surpreendeu. Beijos’

    Curtir

  17. Oiee, tudo bem? Eu nunca li nada do Ariano além de alguns textos avulsos, o que é uma vergonha já que sou nordestina. Mas pretendo mudar isso, e sua resenha ficou tão boa que me deixou com ainda mais curiosidade sobre essa obra, além do mais eu AMO o filme!
    Beijoos

    Curtir

  18. Oi
    Acredito que como muitos eu só vi o filme, mas não li o livro, até um tempo atrás eu tinha alguns clássicos nacionais e se não me engano tinha Auto, mas minha mãe doou tudo e acabei não lendo! Pena
    Abraços

    Curtir

  19. Eu conheço a história pelo filme também. A atuação é tão boa que se vc tá dizendo que o livro é ainda melhor eu preciso ler pra ontem.

    Eu não costumo ler literatura Nacional (tenho que mudar isso) muito menos clássicos, mas é pura falta de hábito mesmo. Lembro que quando tinha que ler livros clássicos pra escola eu amava. Luciola é o meu preferido deles.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s