Resenha #30: Muito Mais Do Que 5inco Minutos, Kéfera Buchmann

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês mais uma resenha, mas dessa vez um pouco mais diferente. O Desafio Premiado Obverso Books pedia para um dos temas de agosto (Olha a atrasada) um livro de biografia, reportagens ou memórias. Bem, quem me conhece sabe o quanto eu não gosto de livros desse estilo, então para mim foi um verdadeiro suplício.

Bem, resolvi então ler um livro que minha irmã comprou há algum tempo atrás e se arrepende muito hoje em dia, esse livro dessa tal de Kéfera. Vamos conferir?

91ily26a2cl

Páginas: 144
Formato: 15.70 x 23.00 cm
Peso: 0.26200 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 25/08/2015
ISBN: 9788584390113
Selo: Paralela

Com apenas 22 anos, a curitibana Kéfera Buchmann já reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). São cinco milhões de assinantes só no seu canal no YouTube, “5inco minutos”, o quarto mais visto do Brasil. Ela recebe centenas de mensagens de fãs de todo o país diariamente e é sempre parada na rua. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como argumentam alguns estudiosos, hoje Kéfera equivale aos antigos astros globais.

Com algumas diferenças, porém: enquanto aqueles atores e atrizes geralmente cultivavam um discurso de bons moços, Kéfera ficou conhecida por dizer o que pensa. E é daí, dessa sinceridade chocante e muitas vezes desbocada, que se alimenta o seu sucesso enorme. Muito mais que 5inco minutos traz essa Kéfera sem papas na língua, mas não é centrado na sua fase atual de youtubber popstar. O livro joga luz sobre uma Kéfera que nem todos os fãs conhecem, a Kéfera pré-fama.

A menina super sensível que sofreu bullying em quase toda a infância e que, em vez de se dobrar, se tornando uma pessoa amargurada, se reinventou e ressurgiu como uma jovem forte e alegre que serve de exemplo para milhares de meninos e meninas. Kéfera fala desses momentos difíceis e também da sua relação tortuosa com a matemática, do seu primeiro beijo, de moda e de relacionamentos. Não faltam, claro, momentos hilários. E outros de deixar o coração apertado. Ou seja, Kéfera sendo mais Kéfera do que nunca.

O livro já começa com um recado muito mal educado da tal youtuber lembrando os leitores que esse é um livro para os seus fãs. Já digo que, se tivesse uma chance de eu virar fã depois da leitura do livro, ela foi embora nesse prefácio totalmente descartável.

Ela começa a contar a história de sua vida desde que era criança e adivinhem só? Era apenas uma criança gordinha que era zoada na escola como toda criança gordinha sempre foi (falo disso porque sou gorda até hoje). O que era para ser um livro para ajudar seus fãs que passam por dificuldades e sofrem de bullying virou apenas uma biografia mesmo, onde ela contava histórias mirabolantes sobre sua infância e depois, no último parágrafo, inseria um comentário sobre como era importante falar naquele assunto, como se só por falar de sua vida ela ajudasse alguém (tem também alguns links que ela coloca nos finais nos capítulos sobre certos problemas, como bullying e déficit de atenção, que são realmente interessantes e acredito que a única coisa realmente positiva do livro).

O livro também contém fotos totalmente desnecessárias que acredito que foram colocadas só para ocuparem espaço mesmo. A escrita é fluída, o livro é bem pequeno, mas parece que você está lendo o diário de uma adolescente de 15 anos, e não um livro de autobiografia de uma mulher de 22.

Infelizmente, como podem ver ao decorrer da resenha, o livro não me agradou em nada. Realmente é um livro para fãs que acham graça nessa youtuber totalmente sem graça, para mim. Fiquei com uma impressão terrível dessa tal Kéfera e me perguntou porque ela faz tanto sucesso assim.

Até mais, pessoal!

34 comentários sobre “Resenha #30: Muito Mais Do Que 5inco Minutos, Kéfera Buchmann

  1. Linda! Como eu fico feliz em saber que não sou a única que detesto esse tipo de livro, como me sinto bem em saber que mais gente como eu não dá ibope a quem tem pouco ou nada de interessante pra oferecer.
    Amo resenhas sinceras, adorei a sua!

    Um abração!
    umanerdliteraria.blogspot.com

    Curtir

  2. Oi Carol, livros de youtubers geralmente são uma merda, mas tem um em especial chamado Bruno Miranda, e ele lançou um livro chamado Azeitona, depois da uma olhada e me diz o que acha! ❤

    Curtir

  3. oie!
    Realmente, foi forte para ler o livro, eu não teria feito isso. Não conheço essa pessoa, e até agora não me sinto tentada a conhecer kkkk É um livro que prefiro não colocar na minha lista de futuras leituras.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  4. Oi, mulher!
    Leitura sofrível, hein? =( Ainda não li nenhum livro de youtuber e quando fiquei sabendo que o livro da Jout Jout também não é muito interessante, desisti completamente. Mas, pense pelo lado positivo: você concluiu uma leitura para o desafio! hahahahaha
    Bjss

    Curtir

  5. Olá Carol…nem tenho palavras pra expressar como você me representa, kkkkkk

    Eu também ainda não descobri o que o povo tanto vê nessa moça, echo ela totalmente desinteressante. Confesso que tenho um certo preconceito com livros de Youtubbers, mas nesse mês li um, o qual não conta a vida do fulano, mas um romance criado por ele e me diverti muito, mas esse livro que você apresentou me parece um pouco inútil (a não ser que você seja completamente fã da autora, daqueles que colecionam até recorte de jornal com o nome dela, kkk).

    Abraços
    Literaleitura

    Curtir

  6. Eu gosto de vários Youtubers, mas não tenho curiosidade nenhuma por seus livros. Não sigo a Kéfera, mas pela quantidade de seguidores que ela tem e ter um livros publicado por uma editora grande, esperaria mais. É uma pena.

    Curtir

  7. Parei para ler o prefácio n a bienal e perdi todo o interesse na leitura. Concordo com você, mal educada e inapropriada!!! Livro cheio de fotos, pouco conteúdo e se tem algum conteúdo, é irrelevante. Enfim, não lerei!!!
    Beijos

    Curtir

  8. rsrs Eu adoro biografia, mas também não me interessei por essa. Eu não tenho nada contra a autora, que está mais que certa em aproveitar a fama, afinal não é fácil né. Lembro que a primeira vez que ouvi falar sobre ela foi na bienal do rio 2015, o povo alucinado correndo, e quando perguntei quem era, responderam : Kéfera. kkkkk Eu até então nunca tinha ouvido falar. Gostei de mesmo não gostando do gênero vc cumpriu o desafio. Parabéns.

    *☆* Atraentemente *☆*

    Curtir

  9. Olá Carol,
    Li esse livro há um tempo a título de curiosidade e, sinceramente, achei até a leitura agradável, mas só. Também me senti lendo um livro de uma garota de 15 não de 22, mas acho que esse livro pode fazer seus fãs que não leem entrarem nesse universo, sabe?
    Por conta dessa experiência, nem quero ler o novo livro dela haha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    Curtir

  10. Olá! Tudo bem?
    Apesar de ser minha conterrânea, não gosto da Kéfera. Antes da fama ela até encantava, mas depois… se tornou muito arrogante e prepotente com direito a humilhar quem lhe desagrada. Infelizmente ou felizmente não tenho interesse em ler o livro dela e muito menos ver o filme. Mas parabéns pelo post!
    Bj

    Curtir

  11. Sinceramente??? Não creio que são muitas as pessoas que aos 22 anos de idade tenha muito o que contar em uma biografia. Acredito que isso só possa ocorrer com pessoas que tenham feito alguma diferença no mundo, o que vamos combinar, não é o caso. Não estou desmerecendo a guria, mas é o que eu acho. Nem me interessei em ler e continuo com a mesma falta de interesse
    Bjs!

    Curtir

  12. Oi Carol,
    Esse livro é um dos cabeças da minha lista do “NENLI NENLEREY”. Primeiro porque não gosto da youtuber, a acho sem graça, sem sal, babaca e super preconceituosa, acho ainda que ela passa um péssimo exemplo para os adolescentes e segundo porque como a amiga aqui de cima mencionou, não acredito que uma pessoa e 22 anos (ainda mais com a mentalidade dela) tenha algo para me acrescentar na vida. Até hoje só consigo enxergar como oportunismo no sucesso dessa celebridade instantânea que a editora esteja lançando mais um livro da mesmo.
    É até vergonhoso.
    Adorei a tua sinceridade na resenha, beijooos

    Curtir

  13. Oi Carol, tudo bem? Eu acho que a maioria dos livros de Youtubers é algo bem superficial e fútil. E a impressão que eu tinha desse livro da Kéfera era exatamente esse mesmo sem ler. Após sua resenha só tive mais certeza ainda.
    BJ

    Curtir

  14. Oi, tudo bem?
    Não sou fã da Kefera, porém já vi alguns vídeos delas, muitos até engraçados, mas outros totalmente sem graça. Acho que também não ia curtir o livro, pois já acho que ela faz umas coisas muito nada a ver, sem contar a falta de educação que já se mostrou presente no inicio do livro. Com certeza não leria rs

    Curtir

  15. Oie, nunca tive interesse em conhecer essa moça, e nem sua biografia. Eu adoro livros do gênero mas certamente não leria isso porque não gosto de livros pouco maduros e achei bem mal educado ela falar que é para os fãs. e as pessoas ue não conhecem ela? que pena que a sua experiência com o gênero não foi positiva

    Curtir

  16. Olá!
    Eu li o livro e não gostei, por conta de ficar uma história muito redundante e muita enrolação, foi uma perda de dinheiro e tempo. Pois não é um livro que ajuda a superar as dificuldades da infância e sim um livro que fala sobre o quanto ela sofria. O jeito que começa o livro também acaba repelindo o leitor.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    Curtir

  17. Já acho bem tosco ela fazer uma biografia tão nova. Tipo, o que ela vivei assim de tão grandioso pra ser contado? Ela era uma gordinha zuada que agora que tem dinheiro pode fazer dieta, malhar, ter um acompanhamento de profissionais e se manter? Enfim… tb acho desnecessário esse livro, assim como o segundo, assim como o filme (sério!) que vai ter dela. Maaasss, ela tem fãs, né? (Como?) Então pra eles deve ser divertidíssimo. o.o
    Bjo

    Curtir

  18. Olá!! 🙂

    Eu não gosto do género mesmo! 🙂 E uma pena que não tenhas gostado e que seja apenas um livro para os faz da youtuber, o que não e o meu caso (nunca vi vídeo nenhum dela!) ahah 🙂

    Enfim, adorei ler a resenha e realmente e mau que pareça um diário de uma miúda de 15 anos… Não quero mesmo ler! 🙂

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    Curtir

  19. Oiee ^^
    Eu não sinto curiosidade alguma de conhecer os livros da Kéfera ou de ver seus vídeos, isso porque já a acho sem graça…hehe’ Mas, fazer o quê, né? O povo gosta, é o que vende, então ainda virão muitos livros dela por aí.
    MilkMilks ♥

    Curtir

  20. Oi!
    Acho que esse livro foi feito pra quem é realmente fã da menina, pois não consigo enxergar outro público possível pra essa “obra” que me parece mais comercial do que qualquer outra coisa, vide a falta de conteúdo. Afinal, pelo o que pude conhecer do livro pela sua resenha, a Kéfera aos 22 anos não tem nada de extraordinário pra contar sobre a sua vida até então. Dispenso o livro dela, assim como dispensei o canal haha.
    Beijos!

    Curtir

  21. oie
    Tudo bem?
    Então eu não leio biografias a não ser que seja de alguem que eu seja muito fã ou que tenha feito algo importante o que não é o caso. Hoje em dia virou modinha youtuber escrever livros e o que ela disse é certo o livro serve para quem é fã e quer saber um pouco da vida dela.
    Enfim acho que eu também não ia gostar de fazer a leitura.
    Bju
    Mary Reis

    Curtir

  22. Oi, tudo bem? Assim como você eu acho essa garota bem sem graça, logo não tenho a mínima vontade de ler o livro dela, mais ainda por ter visto resenhas falando que basicamente se encontra várias fotos desnecessarias e relatos que não acrescentam em nada. Enfim, eu também me pergunto o motivo dela fazer sucesso, mas é aquela coisa de gosto, né? Kkkk

    Beijos :*

    Curtir

  23. Oii!

    Eu não sinto vontade de ler nenhum livro de biografias de youtubers. Já folhei nas livrarias e me perguntei o porque de estarem fazendo sucesso. Enfim, se já não tinha vontade, agora tenho menos ainda

    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário