Resenha #33: O Silêncio dos Inocentes, Thomas Harris

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu trouxe um livro que li também para o Desafio Literário Premiado Obverso Books, que tinha como tema um livro com um personagem serial killer.

Andei pesquisando bastante sobre livros com serial killers e acabei me deparando com este, vamos conferir a resenha?

resenha-o-silencio-dos-inocentes-thomas-harris-hannibal-livro-capa

Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, uma jovem treinada pelo FBI entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente. Uma novela policial arrepiante, escrita pelo célebre autor de Domingo Negro.

Acredito que muitos conhecem a trama pelo filme, aquele bem famoso, sabe? Então, eu nunca assisti, mas é impossível não saber do que se trata, do canibal Hannibal Lecter. Mas, apesar de ele ter um papel crucial na trama, ele não é um dos personagens principais, acredita?

Clarice Sterling está em Quantico para se tornar uma agente do FBI e é chamada para traçar um perfil psicológico do Doutor Hannibal Lecter. Nisso, já podemos ver uma ligação entre os dois personagens e como o Doutor se simpatizou com Clarice, dando dicas sobre o serial killer que estava solto e era o maior procurado pelo FBI.

Me simpatizei com Clarice logo no início do livro. Ela é esperta, corre atrás do que quer e jamais desiste. Hannibal não tem muita participação, mas em suas partes o autor conseguiu demonstrar de forma sem igual a genialidade do personagem. Você chega até a ficar de boca aberta.

Nós demoramos um pouco para descobrir quem é esse serial killer que estava solto, e com isso o livro muda para o ponto de vista da personagem, explicando suas razões de matar tantas mulheres, o que me fez chegar a uma conclusão: o autor criou perfeitamente uma personagem totalmente sádica, com uma grande história por trás desse personalidade do assassino. Ficou uma coisa simplesmente genial.

Eu li o livro em poucos dias, a leitura foi muito fluída e com o passar das páginas você vai se apegando cada vez mais à história, pois ela vai se desenrolando cheia de mistérios e você não consegue simplesmente deixar o livro de lado, pois a cada página que você vira sua curiosidade vai aumentando.

Indico muito esse livro para quem curte o gênero, com certeza é uma leitura indispensável. Agora estou morrendo de vontade de assistir ao filme, porque como já conhecia os atores, os imaginei enquanto lia a obra.

Já até ia me esquecendo! Essa mariposa, que tem na capa do livro, tem um significado muito interessante por trás, dentro da história. Mais uma prova de que o autor conseguiu criar uma trama extremamente inteligente.

Até mais, pessoal!

28 comentários sobre “Resenha #33: O Silêncio dos Inocentes, Thomas Harris

  1. Esse é um daqueles livros que mostra que nem sempre a grandeza do personagem está em quanto ele aparece ou não no livro. E acho que isso, junto a uma grande atuação fez com que o Dr Lecter ganhasse um maior destaque.
    Eu gosto muito dos filmes (da trilogia, para mim, esse com certeza é o melhor de longe!) mas ainda não li o livro, acredita? Mas me parece ser uma grande leitura!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    Curtir

  2. Não acreditoooooooooo que você nunca assistiu. Mas agora leu, então tá bom, mas não perca de conferir o filme! As atuações são ótimas. Realmente passam os sentimentos da história. Eu adoro O Silêncio dos Inocentes. É um dos poucos enredos de serial killers que realmente assustam sem precisar apelar para violência explícita. É um thriller incrível.

    http://www.cantaremverso.blogspot.com.br

    Curtir

  3. Oiee ^^
    Já ouvi sobre o filme, mas não sabia que existia um livro. Não é o tipo de história que eu gosto de ler, mas é uma história que me deixa curiosa. Fico feliz em saber que o livro te agradou, espero que o filme também o faça, e espero que a personagem no filme também seja retratada como foi no livro.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    Curtir

  4. Eu faço parte da turma que conhece pelo filme, que aliás vi umas duas vezes. O livro em si não chegeui a ler, mas imagino a tensão que emanam de suas páginas. Deve ser uma leitura tensa, como foi o filme
    Bjs

    Curtir

  5. Olá Carol,
    Acho que ainda não assisti ao filme, mas gostei muito da premissa da resenha. Gosto de livros do gênero e achei legal não descobrirmos o serial killer logo de cara e, também, estou pensando nessa relação que a mariposa tem com a história.
    A obra me pareceu ter sido muito bem construída e, claro, quero ler o livro, aliás, poderia ler ele para ontem? rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    Curtir

  6. Oi Carol!
    Estou em desvantagem em relação a você pois além de não ter assistido ao filme também não li o livro ainda, na verdade nem sabia que ele existia. Adoro um bom suspense e um bom mistério e esse livro parece conter os dois ingredientes, o que já me agrada demais. O fator decisivo foi a relação dessa mariposa com a história que você disse existir; estou muito curiosa pra saber qual é e por isso já adicionei o livro e o filme à minha lista de coisas e ver e ler.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    Curtir

  7. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li um livro do tipo, mas tenho curiosidade. E da pra acreditar que u não conhecia nem o filme e nem o livro? kkk Bom, vou adicionar o livro na minha lista de futuras compras e vou procurar o filme pra mim assistir, pois a sua resenha me deixou muito curiosa haha

    Curtir

  8. Oi!

    Eu já tive o prazer de ler e assistir os livros/filmes sobre o Hannibal e O silêncio dos inocentes é meu prefiro. Adoro a trama apresentada, Hannibal está mais foda que nunca. A história é toda misteriosa, tem todo um jogo psicológico (mais ou menos) e encaminha o leitor para um beco sem saída haha

    Adorei a sua resenha, me deu saudade e POR FAVOR VEJA O FILME hehe

    beijos 😀

    Curtir

  9. Oi Carol!
    Você não faz ideia de quanto AMO essa história. Sou apaixonada pelos filmes, principalmente pelo “Silêncio dos Inocentes” – as atuações são perfeitas, a história é espetacular e o Hannibal é um baita de um vilão – talvez o meu preferido.
    Meu gênero favorito é o policial e foi com o filme que comecei loucamente a ler tudo desse estilo. Porém, acredita que nunca li o livros ou os outros livros da trilogia?
    Adorei a sua resenha! E você precisa assistir o filme, é ótimo!
    Bjss

    Curtir

  10. Olá, eu já vi o filme e a série de tv e sou totalmente fã, agora imagina a perfeição que não é o livro! Nunca pensei em ler mas agora me deu vontade, pela sua resenha notei que quando o personagem é grandioso nem precisa ser o protagonista da história, eu sou louca por livros com psicopatas, serial killers e mistérios que depois que descobrimos, até a fonte do título do livro faz sentido rsrs Sério vou atrás dessa leitura, parabéns pela resenha, bjs

    Curtir

  11. Heey, tudo bem? Adorei sua resenha e saber que gostou do livro! Eu simplesmente amo O Silêncio dos Inocentes e o personagem do Hannibal. Incrível! O filme também é maravilhoso, simplesmente genial. Espero que goste também!
    Beijos

    Curtir

  12. Olá, tudo bem?

    Não assisti ao filme e não sabia que tinha um livro. o.o
    Tipo, tenho curiosidade, mas tenho receio de assistir, mas depois de ler sua resenha do livro, fiquei com vontade de assistir ao filme. Como assim, ele não é o principal? 😮

    Beijo!

    Curtir

  13. Oi Carol, tudo jóia?
    Olha, eu só assisti o filme e foi recentemente, mas desde então quero ter a oportunidade de ler o livro, claro!
    E você acompanha o seriado Hannibal? Estou ainda na primeira temporada, mas assisti só os dois primeiros episódios, que por sinal estão muito bons, agora só preciso de tempo pra assistir o resto.
    Voltando ao filme, a atuação do Anthony Hopkins é maravilhosa!
    Nenhuma resenha que eu tenha visto até agora mencionou algo ruim a ponto de me fazer desistir de ler o livro e ele está na minha lista de desejados há um tempinho bom já.
    Vou dar um jeito de lê-lo logo!
    Beijos!

    Curtir

  14. Oi, tudo bem?

    Não sou muito fã do gênero, apesar de gostar de ler sobre psicopatias. Acho que deve ser mesmo uma trama bem inteligente, não é a toa que o filme é um clássico do gênero. E o negócio da mariposa, acho que já devo ter lido algum spoiler, mas não consigo me lembrar… Gostei dessa jogada que o autor fez na questão da narração. Acho que dá mais autonomia ao assassino, ao invés de o leitor vê-lo apenas como um elemento passivo.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    Curtir

  15. Eu me simpatizo muito com o gênero, apesar de não ter lido muitos livros. Não é por mal. Acontece que sou muito medrosa então é bem raro me ver com um livro desses na mão. Mesmo assim, já assisti muitos filmes, inclusive esse.
    Estou chocada até agora sobre o fato dele não ser muito protagonista.
    Acho que vou me arriscar e ler esse livro, para ter mais um ponto de vista sobre essa história.
    Gostei bastante da sua resenha. Está muito boa, como sempre.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    Curtir

  16. Realmente conheci essa história anos atrás quando vi o filme e com certeza foi um enredo marcante e inesquecível. Depois dele, muitos outros e séries foram lançados não foi!!!???
    Fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura. Acredito que se eu lesse também ficaria conectado ao enredo até a última página.
    Gostei de conferir suas impressões. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtir

  17. Caramba, nunca soube que existia um livro de “O Silêncio dos Inocentes”!
    Eu gostei muito do filme – e realmente, me senti interessada pelos mesmos pontos que você destacou aqui. A única diferença é que não conseguimos ver a narrativa pela visão de cada personagem, o que mostra, mais uma vez, como o livro é mais completo!
    Parabéns pela resenha 🙂
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    Curtir

  18. Olá!
    Tenho muita vontade de ler essa série, apesar de não ter assistido ao filme, mas acredito que irei gostar do livro pois adoro livros com Serial Killers e parece ser uma história instigante e desafiadora. Gostei de saber sua opinião, me deixou ainda mais animada!

    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário