Entrevista #01 – Rafaela Perensin

Olá pessoal, tudo bem?

Para estrear essa coluna muito especial, resolvi fazer uma entrevista com a autora parceira do blog, Rafela Perensin. Já tem a resenha do livro dela aqui no blog e vocês podem conferir nesse link. Vamos começar?

13413590_1112030472188463_3125107487090494964_n

Rafaela Perensin

Sobre a autora: Naturalmente mineira, nascida em 1997, Rafaela Perensin Rabelo sempre foi apaixonada pela escrita. Foi autora e oradora em suas três últimas formações, em Aprendizagem em processos Logísticos em 2013, no ensino médio em 2014 e no Técnico em Logística em 2015. Atualmente cursa ensino superior em Administração.

Quer conhecer mais sobre a autora? É só visitar: http://www.rafaelaperensin.com/

1- Conte um pouco mais sobre a Rafaela

Sou formada em técnico em Logística e atual aluna do curso superior em Administração. Quando digo isso, muitos estranham, afinal, se minha paixão é a escrita e leitura, por que não sou aluna do curso de letras? Vai entender… O que importa é que gosto das duas áreas! Apaixonada por comer, conhecer coisas novas, inovar e … falar (quem ler a entrevista até o final vai comprovar isso rsrs).

2- Por que você começou a escrever?

Porque sempre encontrei na escrita uma oportunidade de liberar minha imaginação e, viajar. Comecei com poemas, até que, com 16 anos criei o enredo do meu primeiro livro, “Laços do acaso”, foi a primeira história que consegui dar um fim! (As outras eu começava e nunca conseguia terminar).

3- De onde saiu a ideia para escrever A Face Inversa do Amor?

Estava acabando “Laços do acaso”, quando comecei a ler um livro da Agatha Christie (o qual, incrivelmente, não me recordo o título) e fiquei muito revoltada com a autora, pois não conseguia prever nada que acontecia na trama. Daí, decide escrever algo que proporcionasse esta sensação. Daí surge a vontade de escrever “A face inversa do amor”. A trama em si não foi inspirada em um história ou autor especifico; surgiu dos próprios personagens. Criei as personalidades deles e permite que eles desenrolassem suas histórias.

4- No livro, você tem algum personagem preferido? E algum que detesta?

Não há como não amar Annie Macroff; sua maturidade  aliada paradoxalmente a sua ingenuidade faz dela minha personagem preferida. Agora, em relação a personagens que eu detesto, sou suspeita para falar, porque, até mesmo de Lincoln eu gosto! Eu penso que a história é feita de fases, e, se formos pensar assim, muitos personagens que parecem ‘bons’ tornam-se ‘maus’ e vice e versa.

5- O que você achou da recepção dos leitores com o seu livro?

Amei a recepção! Leio cada resenha, avaliação e comentário (inclusive aqui do blog) como se fosse o primeiro, com a mesma alegria e motivação. É claro que recebi, dentre elogios, criticas, mas, guardei todas como conselhos para as próximas escritas, porque gosto muito de leitores sinceros.

6- Qual o seu estilo de leitura preferido?

Meu gosto é muito diversificado, mas tenho uma paixão especial por suspense com romance. Outro estilo que me chama muito minha atenção é romance de época. Além de livros voltados pra área de gestão e marketing (os legais rsrsrs).

7 – Quais os autores, Brasileiros ou Estrangeiros, que você tem como inspiração?

Depois que lancei “A face inversa do amor” conheci muitos autores nacionais maravilhosos, que me inspiraram de alguma forma. Mas, uma autora que me inspira pela atenção e doçura com os leitores e colegas de profissão é a Juliana Daglio, a menina libélula. Quanto aos estrangeiros, não posso deixar de citar Agatha Christie e Harlan Coben.

8- Você já tem projetos para seus futuros trabalhos? Pode falar um pouquinho deles para a gente?

Muitos leitores me pediram para publicar uma continuação de “A face inversa do amor”. Tenho vontade, mas nada realmente ‘no papel’. Também tenho pensando em publicar ‘Laços do acaso’ ou embarcar em um novo título. Mas, a verdade é que só poderei me dedicar a um novo projeto como estes quando terminar de estruturar o novo site que irei ter, onde poderei publicar minhas crônicas e muitas novidades.

9- Você poderia deixar um recado para seus leitores e para aqueles que ainda vão ler a sua obra?

A quem já leu “A face inversa do amor” agradeço que tenha aceitado o convite de embarcar nesta viagem por Houston e, aguardo pela opinião, pois é maravilhoso ouvi-los. Agora, a quem não leu, digo que se deixe levar pela trama e tente decifrar que lição a história envolve. Como Monteiro Lobato disse, “Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele.” Construir o castelo “A face inversa do amor” foi incrível, mas torna-lo habitado por vocês é indescritível!

Além disso, tenho uma novidade super legal para todos vocês! A Rafaela está promovendo um evento virtual chamado “Black Friday Literária” onde, em parceria com vários autores, estará promovendo desconto em livros. O link do evento é  https://www.facebook.com/events/971599909612906/ e todos já podem participar, mas as promoções serão postadas apenas dia 25/11, ok?  Conto com a participação de todos!

Queria agradecer muito a Rafaela por conceder essa entrevista muito legal para a gente, tenho certeza que todos vão amar!

39 comentários sobre “Entrevista #01 – Rafaela Perensin

  1. Olá
    Que legal a coluna. Gosto muito de ler entrevistas de autores, para conhecê-los melhor e as suas obras.
    Romance policial é um gênero que adoro e vi que a autora tb gosta 🙂
    Vou dar uma olhada na sua resenha e acompanhar a autora tb.
    Bjs

    Curtir

  2. Olá. Nao conhecia a autora, nem os escritos dela mas me encontrei gostando da entrevista. É sempre bom conhecer mais um.pouco sobre quem está por trás das palavras. Achei bem curioso o fato dela ser formada em administração, pensei na hora que isso é muito legal. A prova que nao somos presos por uma profissão. Beijos

    Curtir

  3. Oi, adorei a entrevista a autora, ainda mais que me identifiquei com algumas se suas respostas. Amo ler, mas sou formada em administração e adoro romances com suspense. Muito bom podermos conhecer mais do autor através dele mesmo. Muito legal a entrevista.
    Bjs

    Curtir

  4. Oie

    Adorei a entrevista. Eu não conhecia a autora e acho ótimo conhecer os talentos da nossa literatura.
    Me identifiquei em algumas respostas, também sou formada em Logística e Administração.
    Parabéns pela entrevista!!

    Bjs
    Fernanda Y,

    Curtir

  5. Olá
    Eu não conhecia a autora, mas adorei poder conhecer um pouco sobre ela. Que legal que ela curte uma area que pode ser considerada o oposto da escrita, mas é bem assim mesmo… vai entender. Acabei me identificando com algumas respostas, e com certeza irei conferir a resenha do livro. Sucesso na trajetória!
    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com

    Curtir

  6. Eita! Os mineiros estão com tudo e não está prosa hein?!
    Conheço vários escritores maravilhosos de Minas.
    Adorei a entrevista com a Rafaela e assim que tiver uma oportunidade lerei o livro dela.
    Parabéns pela coluna e entrevista e sucesso a autora.
    Bjs

    Curtir

  7. Olá, Carol. Adorei conhecer um pouco mais da Rafaela e de sua vida pessoal. Também gosto bastante de administração e estava fazendo um cursinho tecnico, é muito bom, apesar de envolver muitos números, haha.
    Espero ver mais livros da autora publicado e também quero muito ter a oportunidade de ler seu livro. Sucesso para ela!

    Curtir

  8. Nossa, eu me lembro da resenha desse livro aqui do blog e de algumas outras. Tenho curiosidade com ele e aodrei poder conhecer um pouco sobre a autora. Achei super legal saber que ela começou com poemas e também vejo a escrita como um meio de liberar a imaginação

    Curtir

  9. Carol, que entrevista legal. Adorei o bate papo com a Rafaela e conhecer um pouquinho dessa autora. Legal essa versatilidade dela, só porque é escritora, não necessariamente tem que fazer letras, pq não administração (minha colega de profissão). Outra coisa interessante é como ela lida com as críticas (construtivas e negativas), pois sabemos que sempre existirão, e porque não usar a nosso favor. Super parabéns às duas.

    Curtir

  10. Olá!
    Adorei a entrevista. Acho que ainda não conhecia a autora nem o livro, mas achei muito legal ela ter se inspirado em uma obra da Agatha. Sou boa em prever acontecimentos, mas essa autora sabe me pegar completamente. A autora parece ter dado vida aos seus personagens e isso é incrível.
    Vou pesquisar sobre as suas obras, pois acho que as chances de gostar são altas.
    Beijos

    Curtir

  11. Oie!!
    Parabens pela entrevista e eu adorei a simpatia da autora. Não a conhecia, assim como não conhecia o seu livro, mas me interessei pela história ao ver que ela é uma autora que aceita receber criticas e isso é bem raro. Muito fofo ela ter como inspiração a Juliana Daglio e cara Agatha Chritie e o Corben? UAU!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    Curtir

  12. Olá
    Nossa, a quanto tempo eu não li a uma entrevista (Fora as do meu Blog). Eu não conhecia a autora,creio eu, mas já gostei dela só pela entrevista,,pois ela me mostrou ser muito simpática! As perguntas foram bem respondidas. E agora eu estou curiosos para ler o seu livro rsrs. Até mais vê
    Abçs

    Curtir

  13. Olá. Eu não conhecia a autora mas anotei a dica. Encarei como desafio pois adoro criar teorias sobre o que vai acontecer.
    E eu me identifiquei com ela porque, apesar de adorar escrever, cursei direito. Apesar de ser bem mais nova que eu teve coragem de publicar. Quem sabe eu crio coragem um dia?

    Curtir

  14. Opa, já vou lá me inscrever no evento da Black Friday… Rs… Amo quando os autores nacionais se unem para fazer promoções. *-* Mas o que mais curti na entrevista foi a autora dizer que gosta de leitores sinceros, críticas sempre existirão mas é a forma de lidar com elas que ajuda no crescimento na profissão, não só na de autor mas em todas. Desejo muito sucesso a ela!

    Curtir

  15. Olá, tudo bem?

    Super adorei essa coluna, tenho uma parecida em meu blog. Eu não conhecia a autora, mas já super me simpatizei com ela e achei uma graça ela ser tão novinha. Adoro ver como a literatura brasileira vem abrindo as portas para jovens escritores. Preciso dizer também que amei o fato dela ter citado Harlan Coben, eu simplesmente adoro ele.
    Enfim, desejo a ela todo o sucesso possível e espero poder conferir suas obras.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    Curtir

  16. Olá.

    Eu amo essas entrevistas e já quero fazer algumas no meu blog. Fico feliz em conhecer a autora e saber o que a levou a escrever seus livros e seus autores favoritos. Eu também gosto bastante do Harlan Coben e de romance de época. Amei!

    Curtir

  17. Oi!!

    Sempre admiro essa parte, essa troca de nós leitores com os autores. Gostei muito de saber que a autora fala muito, rs, eu também. Além disso eu também adora a Aghata, seus romances são maravilhosos e ela tem tato. Quantas coisas em comum!! Também adoro romances com suspense, não conheço a autora e ainda não li sua narrativa, mas me identifiquei muito com ela. Beijos!

    Curtir

  18. Olá,
    Já tinha visto alguma coisa sobre a autora, mas desconhecia suas obras.
    Adorei saber que ela ama falar, também gosto muito kkkkk
    É muito bom conhecer um pouco mais sobre ela e como surgiu algumas ideias dos personagens/obras a partir de um livro que leu e que não conseguia prever o que iria acontecer. Com certeza isso prende muito a atenção do leitor e fiquei curiosa para ler suas obras e saber se elas apresentam essa característica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    Curtir

  19. Olá!
    Muito bacana a entrevista, eu já tinha visto divulgação sobre o livro mas não sabia nada sobre a escritora. Por isso adoro essas entrevistas, nos aproxima do escritor e nos faz mais curiosos sobre a obra.
    Parabéns por prestigiar e divulgar a literatura nacional.
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

