Resenha #46: Um Conto de Natal, Charles Dickens

Olá pessoal, tudo bem?

Primeiramente, Feliz Natal para todos! E aproveitando esse clima, trouxe uma resenha de um clássico dessa data, que acredito que várias pessoas conheçam, vamos conferir?

conto_de_natal__um_9788525412430_9788525421333_hd

Título: Um Conto de Natal

Autor: Charles Dickens

Editora: L&PM Pocket

Páginas: 144 páginas

Ano: 2003

Em meio ao frio e à neve da cidade de Londres, à véspera do Natal, todos preparam-se para a celebração do nascimento de Cristo. As donas de casa ocupam-se alegremente com seus assados, os homens, ansiosos, não vêem a hora de voltar para casa, e as crianças perdem o sono pensando nos presentes. Apenas uma pessoa não parece feliz com o Natal: o velho Scrooge, homem de negócios sovina, ranzinza e solitário. Ele não vê razão para tanta alegria e inquieta-se, apenas, com a folga que terá de dar a seu secretário. Mas ele recebe a visita fantasmagórica de Marley, seu falecido sócio, que se arrepende de ter passado a vida atrás do dinheiro. Ele leva Scrooge em uma viagem inesquecível para tentar salvá-lo enquanto é tempo.

Publicada originalmente em 1843, a história da redenção do velho Scrooge é sem dúvida o mais célebre conto de Natal e já foi adaptada para história em quadrinhos, filme, peça teatral, etc., comovendo adultos e crianças de todas as épocas.

Acredito que todos já tenham ouvido falar dessa história pelo menos uma vez na vida. É aquela que nos faz resgatar o espírito Natalino e querer fazer o bem aos outros, sempre nos levando a diversas reflexões de como andamos vivendo a nossa vida e o quão pouco fazemos para ajudar uma pessoa necessitada ou que precisa de nossa ajuda.

Scrooge é o personagem mais odioso que pode existir. Para ele, a única coisa que importa é o dinheiro, coisa que vemos muito ainda nos dias de hoje. Até que seu falecido amigo aparece em forma de fantasma para lhe dar um ultimato: ou ele muda completamente, ou vai ficar condenado pela eternidade a fazer o bem que não fez aos outros enquanto ainda era vivo.

Enquanto ele recebe os espíritos do Natal passado, presente e futuro, a sua mudança de personalidade é drástica. Podemos ver um homem que não sabe como chegou naquele estado e que bem no fundo tem um consciência que está pedindo para reverter todo o mal que fez. E com isso, podemos presenciar o enorme crescimento de um ser humano, graças à mágica do natal.

O livro é bem curtinho, apenas 144 páginas, e a leitura muito fluída, então conseguimos ler em uma parte. Acho uma ótima dica para hoje ou amanhã, para resgatar esse espírito que às vezes perdemos e não sabemos, para se dar conta que o Natal é realmente uma data muito mágica.

Boas Festas, pessoal!

14 comentários sobre “Resenha #46: Um Conto de Natal, Charles Dickens

  1. Essa é a terceira resenha que ando lendo desse livro, por causa da época natalina, porém nunca li e nem sabia que existia, até ler essas resenhas, mas amo a adaptação que a disney fez e agora fiquei com curiosidade de lê-lo. E adoro como a época do natal pôde mudar tanto o Scrooge, um velho chato demais e que se tornou outra pessoa no final.
    Trouxa do Livro

    Curtir

  2. Olá, tudo bem?
    Owm eu amei a rua resenha. Dickens é um clássico né? E deixa a gente bem empolgada pela leitura. Já ouvi falar desse livro sim, varias vezes, mas nunca tive a oportunidade de ler. Vou adquirir a obra o quanto antes e aproveitar essa leitura que parece ser deliciosa. Beijos

    Curtir

  3. Olá Carol!
    Eu sou uma grande fã dos trabalhos do Dickens, e esse em especial eu ainda não tive a oportunidade de ler. Mas, já assistir filmes adaptados como Os Fantasmas de Scrooge e Os Fantasmas Contra Atacam ,e sei que devem ter uma dúzia com temas bastante semelhantes, e esses em particular vale a pena conferir!

    Sobre o livro, ele traz uma mensagem muito bonita e comovente, com certeza irei ler em breve 🙂

    Curtir

  4. Olá, tudo bem?

    Eu vi esse livro dias desses em algum blog, um especial sobre livros natalinos, aliás vários fizeram, achei bem legal. Eu não sabia que o livro tinha uma mensagem tão bonita e a sua resenha ficou muito boa, só me deu vontade de ler a obra, que parece ser de fato muito boa. Um dia ainda vou ler!

    Curtir

  5. Olá, que bom que você curtiu a leitura. Nunca li um livro de natal em si, li Annie que se passava no natal, mas não tinha o xismas como foco central. Conheço a história desse conto do Dickens, acho que todo mundo meio que conhece, mas nunca parei para ler. Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário