Resenha #59: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, John Tiffany, Jack Thorne e J. K. Rowling

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês a minha opinião sincera sobre esse livro, que dividiu fãs, e veio sendo anunciado como a oitava história oficial da série. Vamos conferir?

harry-potter-e-a-crianca-amaldicoada_2

 

Título: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Autor: J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne

Editora: Rocco

Páginas: 352 páginas

Ano: 2016

Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia,marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Ansiosamente aguardado por milhões de fãs, o oitavo livro da saga de maior sucesso de todos os tempos chega às livrarias de todo o Brasil no dia 31 de outubro, em edições brochura e capa dura. Harry Potter e a criança amaldiçoada é a edição impressa do roteiro de ensaio da peça escrita por J.K. Rowling em parceria com Jack Thorne e John Tiffany, que está em cartaz em Londres e sepassa 19 anos após os acontecimentos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Ponto forte: A oitava história, dezenove anos depois. Franquia de maior sucesso do mercado editorial mundial.
Prateleira: Para novos e antigos fãs de Harry Potter e leitores de fantasia em geral.

Apesar de não criar nenhuma expectativa para esse livro, fiquei totalmente decepcionada quando o li, tanto que demorei semanas para terminar a leitura, e vou te explicar o porquê de tudo isso.

Primeiramente, o que mais me irritou na obra, foi a total descaracterização dos personagens que conhecemos e amamos. Harry virou um pai que faz tudo o que o filho quer, e quando é maltratado apenas finge que nada aconteceu, ou seja, deixa o filho fazer o que quiser. Já Rony aparecia apenas para fazer uma piada ou outra, não tendo participação realmente importante na história como um todo. Alvo também nos passa a sensação de ser uma criança mimada e que quer apenas revoltar os pais, o que não nos dá muita segurança para torcer por ele em suas aventuras que nem acontecia com o trio principal.

Em segundo lugar, achei a trama completamente clichê. Não que eu não goste, mas acho que, para falar de viagens no tempo, precisamos de uma coisa mais elaborada, o que não tivemos muito bem nesse livro e fiquei com a sensação de que  uma correria  aconteceu na história.

Mas nem só de pontos negativos foi essa leitura. Escórpio, filho de Draco Malfoy, foi um ponto extremamente positivo para a história. Posso considerar, de longe, o melhor personagem e gostei também da construção da amizade dele com Alvo. A narrativa também, em forma de peça de teatro, é bem simples e rápida, mas só isso não ajuda para ser uma leitura fluída, já que a história não colabora e para mim foi bem difícil ler.

Apesar de tudo, foi divertido ler. Mas jamais consideraria como a oitava história da série, e esse acho que foi o maior erro que tivemos, vender uma história não oficial como uma continuação de uma série que é querida por todos. Tive a sensação que estava lendo uma fanfic, e não uma das melhores. E vocês, já leram? O que acharam?

Até mais, pessoal!

41 comentários sobre “Resenha #59: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, John Tiffany, Jack Thorne e J. K. Rowling

  1. Essa semana li uma resenha que fez eu ficar super empolgada para lê-lo, mas de fato falaram que havia essa descaracterização que me incomodou um pouco. Ainda assim irei ler e voltar para o maravilhoso mundo mágico de Harry Potter.

    Memórias de uma Leitora
    memoriasdeumaleitora.com.br

    Curtir

  2. Olá, tudo bem?

    Sou da geração anterior de HP, não fui pega pela trama pq sempre torci para o Darth Vader kkkkk, pois é, gerações.

    Que pena que vc não gostou do desfecho da obra, talvez a autora tenha se perdido na hora de remontar os personagens tantos anos depois.

    Curtir

  3. A ET aqui é totalmente por fora do mundo deste bruxinho, e acredite ou não, mas a verdade é que não bateu ainda aquela curiosidade para ler, ou mesmo ver os filmes. Uma pena que você sentiu -se um pouco enganada. Concordo que deveria ter feito uma melhor propaganda a respeito disso.
    Bjs

    Curtir

  4. Oii,
    Quero muito ler esse livro. Mas sem expectativas. Acho que o maior erro da autora foi ter autorizado a obra. Dizem por aí que ela nem leu, devido a tantas coisas grosseira que esse roteiro tem. Se é verdade não sei, mas achei que foi muita mancada dela e com certeza deve está rolando um arrependimento.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    Curtir

  5. Olá, tudo bem?
    Bom, eu achei esse livro um tanto desnecessário, achei as atitudes do filho do Harry, bem escrotas, fora que ele é um chato!
    Odiei algumas coisas, acho que deveria ter acabado onde acabou e ponto.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Um beijo.

    Curtir

  6. Oie! Tudo bem?

    Li bem por cima sua resenha, porque estou fugindo de qualquer resenha que seja relacionada a esse livro, quero muito ler ele, mas tirar minhas próprias conclusões sem a opinião dos outros pipocando na minha cabeça, na hora da leitura! Mas de qualquer forma sua opinião é mais ou menos igual a de muitas outras que já encontrei por ai, vamos ver o que me espera!

    Bjss

    Curtir

  7. Oiii tudo bem??

    Quero ler esse livro, mas desanimei no dia que a curiosa aqui, resolveu ler uma postagem com os seguinte dizeres: “Solte um spoiller aqui”
    E tinha Spoiller dele hauhauahuahua, me dei mal.
    Hauhauahua mas adorei a resenha e acredito que leio esse ano ainda.
    Bjus Rafa

    Curtir

  8. Antes de mais nada amei sua opinião mega sincera, parabéns!!! Eu estava precisando de algo assim para ter uma noção sobre o que esperar desse livro que afinal né, sei mais e quero ler. Já li tanta coisa oposta que decidir deixar para depois.
    Legal saber que o filho do Malfoy foi o melhor personagem dessa história e que pena que o filho de Harry é um mimado =\
    Beijos e parabéns pela leitura e resenha sem igual!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtir

  9. Olá! Eu acho que o não me motivou a ler esse livro, foi por que está em roteiro. Acho que foi o problema de todos. Como a peça fez muito sucesso, resolveram lançar apenas o roteiro, creio que no teatro deve ser lindo, mas ler sem a descrição do ambiente e cenas, para mim é complicado. beijos!

    Curtir

  10. Olá, tudo bem?
    Eu não li nenhum livro da saga HP ainda e por enquanto não tenho vontade de ler.
    Já li algumas outras resenhas desse livro, a maioria positiva, mas mesmo assim acho que não é o momento da leitura ainda. No aguardo das suas próximas dicas. Beijos

    Curtir

  11. Oiii, tudo bem?
    Menina eu estou louca para ler esse livro que vocÊ nem imagina, mas pretendo ler os da série, pois só peguei na biblioteca não os comprei ainda, ótima resenha flor e dica super anotada!
    Beijinhos da Morgs!

    Curtir

  12. Este é um dos livros que lerei ainda este mês e estou curiosa. Terminei a serie original a pouco tempo e ainda estou bem apaixonada e envolvida pelo universo da JK. Entendo seu ponto de vista e acredito que a leitura nãos erá tudo isso, mas estou curiosa.
    Beijos

    Curtir

  13. Olá
    Eu ainda tenho vontade de ler esse livro, mas acho que vai ser isso que você falou uma fanfic que ganhou status de livro oficial. O problema todo acabou sendo os fãs, se eles tivessem tido paciência talvez tivesse saído algo melhor e não a peça sem adaptação nenhuma

    Curtir

  14. Ola
    Eu também já fiz essa leitura e gostei bastante, apesar do formato dele. A questão é não esperar demais desse título, ou ler sem grandes expectativas. Compreendi sim as suas impressões, mas acredito que a intenção foi apresentar uma trama mais superficial mesmo, sem muita profundidade na premissa.
    Beijos, F

    Curtir

  15. Oi, Carol ^^
    A sua crítica negativa não é a primeira que leio da obra e fico muito feliz por ver que existem pessoas não sendo enganadas e nem deixando outros se enganar por esse livro que me parece ser o maior erro da carreira da JK Rowling.
    Primeiramente, é horrível saber que a obra nada mais é que um roteiro e os leitores de HP mereciam mais do que esse descuido. Parece até que a autora cansou de criar os cenários.
    Outro ponto é essa descaracterizando dos personagens clássicos. Se antes eu não gostava do Harry Potter saber que adulto ele vira um pai que fica calado e mima o filho é repugnante!
    Espero sinceramente que a moda de roteiros não pegue porque isso irá gerar muita confusão e muito afastamento de leitores.
    A pior coisa é vermos propagandas enganosas em livros, já basta aqueles que dizem que quem leu tal “livro” vai amar esse.
    Obrigado pela resenha sincera e sem camadas de camuflagem, Carol. ^^
    Bjs

    Curtir

  16. Oi, Carol!
    Não tenho vontade de ler esse livro. Gosto bastante dos filmes, mas não tenho curiosidade de ler os livros da série.
    Essa descaraterização foio que vi de reclamação em outras resenhas. Confesso que Escórpio me atraiu. Parece que ele que ganhou um maior destaque, já que parece que Alvo ficou muito mimado e irritante.
    Beijão!

    Curtir

  17. Olá,

    Eu até tenho interesse em fazer essa leitura, mas sempre encontro esse livro na faixa de 50 reais, e sendo honesta nunca daria esse tanto num livro, ainda mais em um que tantos criticam. Enquanto uma promoção boa não surge irei acompanhando as resenhas que vai saindo, mesmo sabendo que os comentários são em sua maioria negativos.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    Curtir

  18. Oi.
    Como fã de Harry Potter há 10 anos, quero muito ler esse livro, mas pelos vários comentários negativos não estou com tanta pressa de iniciar a leitura. Acredito que só lerei por curiosidade mesmo.
    Adorei sua resenha! Me ajudou bastante com o ponto de vista da obra!
    Beijos :*

    Curtir

  19. Esse livro é muito complicado, eu sou potterhead de alma e esse livro não tem a escrita da JK. Ela não escreveu só pra ganhar dinheiro, na verdade ela nem escreveu isso, por isso muita gente não curtiu. JK não da ponto nem nó, ela não faria uma história tão sem sentido assim kk mas foi bacana pra matar um tiquin da saudades ❤

    Curtir

  20. Heiii, tudo bem?
    Amo de paixão toda a série de HP!
    Ainda nao li esse, apesar de amar mto, mas tenho um certo receio de estragar o que amo tanto.
    Tb nao concordo que seja continuação, acho que poderia ser um extra ainda mais que ele é um roteiro, oq pra mim dificulta mto entrar na historia.
    A capa e a edição estao maravilhosas, quem dera se todos fossem capa dura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    Curtir

  21. Olá, tudo bem? Um dos motivos de até hoje não ter lido esse livro é justamente os pontos levantados. Ser vendido como oitavo livro de uma série mais amadas do Brasil, em que é escrita em roteiro, temos uma “quebra” e volta ao passado que MUITA gente não gostou e ainda por cima nos faz engolir alguns personagens goelas a abaixo. Confesso que esses roteiros que estão para sair também de Animais Fantásticos também não lerei para não me decepcionar. Quero manter a imagem de HP intacta na minha mente.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    Curtir

  22. Oie!
    Eu nunca sequer terminei de ler a série HP, haha. Parei no quinto livro, mas desde então tenho acompanhado as pessoas falando sobre o quanto essa sequência foi ruim para os fãs da série…
    Fico triste de vc não ter tido uma boa experiência. Não há nada pior para o leitor do que não amar o “último” livro de uma franquia que curte bastante.
    Adorei o nome do filho do Draco! ❤ Ele era um personagem que eu curtia muito nos livros anteriores, rs.
    Bjocas,

    http://www.umdiamelivro.com.br
    http://www.youtube.com/literamigas4

    Curtir

  23. Eu li e não achei tão horrível assim. Pra mim o que contou muito foi a sensação de nostalgia e foi incrível ver como o trio cresceu e o tipo de pais que eles são. O Rony virou o tiozão que pergunta dos namoradinhos e isso sempre foi muito a cara dele, hahaha. Porém concordo totalmente que não existe isso de considerar Cursed Child como a oitava história, jamais será.

    Curtir

  24. Oi, tudo bem? Esse livro realmente dividiu a opinião dos leitores. Uma pena que sua leitura não tenha sido tão agradável e tenha lhe decepcionado. Eu não li nada de Harry Potter ainda, então esse livro não será uma leitura de logo. Beijos.

    Curtir

  25. Eu preciso desse livro, sou super viciada nesse universo de Harry Potter, acompanhei quase todos os lançamentos de filmes e dos ultimos livros. Estou muito afim de ler essas histórias a pesar de muita gente ter dito que não gostou desse livro.
    Parabéns pela resenha.

    Curtir

  26. Oi.

    Li este livro ano passado, estava bem ansiosa para ler porque tinha visto tantos comentários que me deixaram agoniada para ler logo. Confesso que gostei da leitura, apesar de ter algumas coisas que para mim não fazia muito sentido, ou não condizia com o que li nos livros da série HP. Mas tirando isso, foi até agradável.

    Curtir

  27. oi, não sou leitora de harry, por isso não posso opinar, mas que pena que você se incomodou com a caracterização dos personagens. é uma história que tem recebido muitos comentários, e penso que deve ser pensado muito bem antes de lançar um livro que envolve uma saga tão amada para não decepcionar os fãs.

    Curtir

Deixe um comentário