Viciada em Séries #05: 13 Reasons Why

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês a minha opinião sobre essa série que deu o que falar na última semana. Caso você ainda não conheça,  ou porque não usa redes sociais, nem netflix, ou porque vive embaixo de uma pedra, vem conferir as minhas considerações e dizer se te chamou a atenção ou não.

13-Reasons-Why

Título: 13 Reasons Why

Temporadas: 1 temporada

Duração: 50 minutos

Emissora: Netflix

Ano: 2017

Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida – além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

Eu ainda não li o livro, então quando comecei a assistir, só sabia o que a sinopse nos contava mesmo: uma menina que resolveu se matar e gravou em fitas os 13 motivos de ela ter tomado a sua decisão. Até aí tudo bem, mas jamais poderia ter me preparado para o que assisti.

Foi um golpe no meu estômago. No começo, a série é bem leve e até te faz se perguntar porque uma menina aparentemente feliz, com apenas alguns problemas, decide se matar. Ela é fraca? Dramática? Nada disso. No passar nos 13 episódios da série, vamos vendo vários acontecimentos, um pior que o outro, que vai quebrando o nosso coração e nos deixando totalmente sem chão. A construção da história é muito bem feita, e a cada episódio que passa ela adquire cada vez mais um tom sombrio.

Não é uma série fácil de assistir e, como contém cenas de estupro, suicídio e bullying, se você tem gatilho aconselho a não assistir. Mas acredito que era necessário mostrar isso para as pessoas perceberem o que o bullying pode fazer com um adolescente, onde tudo é sentido dez vezes mais. O bullying pode levar uma pessoa a se matar.

Quando terminei de assistir, estava simplesmente destruída, e não conseguia parar de pensar nisso por um bom tempo. Tudo foi contado de uma maneira real, e é quase impossível você não se solidarizar com Hannah Baker.

As atuações estão fantásticas, e temos filtros de cores diferentes para diferenciar o presente do passado, o que foi uma coisa muito inteligente, porque deixou o presente com um ar mais sombrio. Posso dizer que valeu muito a pena esperar por essa adaptação, e até andam falando de uma segunda temporada, já que essa fez tanto sucesso, mas acho desnecessário, apesar de algumas coisas terem sido deixadas no ar.

13 Reasons Why é uma série com temática fortíssima, que veio em tempos necessários e de uma forma muito bonita para conscientizar adolescentes e pais dos problemas que o bullying traz para a auto estimo. Acredito que seria uma ótima obra para ser trabalhada em escolas, e espero poder ver isso no futuro.

Até mais, pessoal!

29 comentários sobre “Viciada em Séries #05: 13 Reasons Why

  1. Pois é! Que série! Ainda não terminei de assistir. Mas desde o primeiro capítulo já gostei. É um tema muito forte e ao mesmo tempo, delicado de se tratar. Não há como ignorar estes fatos, pois acontece bem perto de nós e nem sequer percebemos ou sabemos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Carol estou bastante animada para assistir essa série, eu tinha planos para ler o livro antes,mas creio que não irei conseguir, gostei muito de saber a sua opinião e dica anotada.
    Beijinhos

    Curtir

  3. Ola
    Fiquei viciada demais nessa série, tanto que assisti todos em apenas um dia e achei muito bem trabalhada em todos os aspectos. Também fiquei destruida quando terminei, e gostaria que houvessem mais capítulos, especialmente para saber algumas coisas.. Enfim, a temática é mesmo bem forte e merece uma discussão e destaque em todos os lugares possíveis..
    Beijos, F

    Curtir

  4. Olá!
    Eu maratonei no último FDS e quando finalizei, estava devastada. Assim como você, também fiquei pensando por um bom tempo, aliás, ainda estou.
    É uma série forte, mas gostei muito da maneira como as coisas foram retratadas, mostrando realmente o que é, sem romantização como vi muita gente dizendo por aí.
    Já ensaiei escrever a minha opinião no blog, mas ainda não consegui. Fiquei bem mexida e achei a seria ótima.
    Beijos.

    Curtir

  5. Olá,

    Assisti a série em uma dia e uma madrugada e vejo ela como algo negativo e positivo. Negativo porque é um gatilho muito acessível para aqueles que já pretendem cometer suicídio, positivo porque é uma alerta para nós, que já cometemos bullying e temos amigos que demonstram sinais da depressão. Eu adorei a série e também não fiz a leitura do livro, mas pretendo! ♥

    → desencaixados.com

    Curtir

  6. Oie! Tudo bem?

    Eu dificilmente assisto séries e essa eu assisti em três dias, ou seja, bati record kk Amei ela do inicio ao fim, já passei por algumas coisas parecidas pelas quais a personagem principal passou, então eu entendi um pouco do que ela estava passando! Não vejo a hora agora de ler o livro e espero que seja tão perfeito e forte como a série!

    Bjss

    Curtir

  7. Oi tudo bem,
    Sou bem suspeita pra falar da série porque gostei tanto que maratonei no segundo dia e assisti tudo de uma vez. Me envolvi com a história, me identifiquei de ambos os lados e olha acho que é uma série que merece receber atenção, não só dos jovens, mas também dos pais e dos professores.
    Beijos

    Curtir

  8. Oie amore,
    Olha sou sincera em dizer.. que não curto muito séries não… prefiro livros… as que assisto normalmente é por indicação, e quando me instiga muito a história, ainda assim, enrolo pra caramba pra assistir.
    Passo a dica dessa porque não me chamou a atenção não!
    Beijokas!

    Curtir

  9. Olá! Estou lendo o livro neste exato momento. Tenho ele desde o ano passado, quando ganhei de um amigo, mas estava lendo “Emma”, e não gosto de interromper uma leitura. Como demorei na leitura (pois os livros da Jane são um pouco… difíceis hahha), estou começando agora. Após a leitura, com certeza vou começar a série. Amei sua indicação! Grande beijo ♥

    Curtir

  10. Olá!!!
    Então..ainda não vi a série,quero primeiro ler o livro pra depois assistir..ainda não tenho uma opinião formada sobre o enredo da serie ou do livro,mas pelo tema ser um pouco pesado gerou uma polêmica e tanto pelo mundo a fora.
    Estou com o livro aqui e ele vai ser uma das próximas leituras pra finalmente ver essa serie tão comentada do momento!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-simplesmente-o-paraiso-quarteto.html

    Curtir

  11. Oi, Carol!
    Eu estou mega ansiosa para assistir a essa série, afinal tá fazendo muito sucesso. Fora que o tema é bem forte – e necessário.
    Vejo alguns elogiando, como você e outros falando mal, fico meio dividida, mas sei que só acompanhando para criar uma opinião em relação a série.

    Curtir

  12. Olá,

    Queria que alguém tivesse me avisado dos gatilhos antes de assistir :/ Enfim, eu já tinha lido o livro há três anos atrás, e mesmo assim fiquei bem chocada com a veracidade da história e das atuações. É uma série bem complicada de assistir, porém ao mesmo tempo é difícil de largar, você só quer saber qual será a reação do Clay, a reação dos porquês e como tudo terminará. Como adaptação para mim está incrível, óbvio que houve umas mudanças, nada muito drástico.

    Curtir

  13. Eu assisti e gostei demais. Acho os temas abordados muito relevantes e pertinente. Mas também entendo quem tem criticado e acho que a serie deveria ser assistida e promovida com mais responsabilidade. Não sei como é a cabeça de quem tem depressão e acredita que a morte é a única saída. Por isso acredito que cada episodio deveria ser discutido e entendido dentro do contexto que ele criou.

    Curtir

  14. Eu ainda não assisti ao seriado, embora o livro seja um dos meus favoritos. Acho que irei aproveitar esse final de semana para fazer uma maratona. Mas não tenho dúvidas que irei amar a séria, só pela crítica maravilhosa que ela está recebendo. Só não sei se curto muito essa estória de segunda temporada. Como disse na época que li o livro, essa estória merece ser conhecida e discutida em todas as escolas.

    Bjs.

    http://www.ciadoleitor.com

    Curtir

  15. Olá, tudo bem? Apesar do sucesso todo e dos assuntos serem de extremas importâncias a discutir, a série, nem o livro me chamaram atenção. É complicado porque na minha opinião, banaliza uma coisa que devia ser bem séria. É complicado, acho que funciona como “gatilho” para mim, não porque já passei, mas porque essas situações mexem muito comigo. Deixo a dica passar apesar dos elogios.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    Curtir

  16. Olá,
    Sinceramente essa é uma série que não quero assistir e muito menos ler o livro, não tenho estrutura para isso. Sou mãe e converso muito com a minha filha e ela tem tem me falado a respeito dessa série no que eu digo para ela que me preocupa muito uma série com temática assim, pois do mesmo jeito que ela informa acredito que também incita os adolescentes e jovens a cometerem suicídio pois eles são muito suscetíveis a comportamentos assim. Essa é a opinião de uma mãe preocupada.

    Curtir

  17. Oiee, tudo bem? Eu estou adiando bastante assistir essa série… tive depressão e não acredito que ficaria em um estado muito bom depois de assistir, entende? Li o livro esse ano e não gostei, mas darei uma chance à série sim, assim que me sentir preparada. Gostei muito do seu post e saber que se envolveu tanto com a trama. Realmente trás assuntos bem importantes que devem ser debatidos.
    Beijos!

    Curtir

  18. Olá! Acabei de ver a série e tenho visto muitos comentários sobre o livro também. É tão bom quando uma história traz à tona assuntos tão importantes de serem discutidos. É um assunto sério. Muito boa sua resenha, bjooo

    Curtir

  19. Oi, tudo bem?
    Achei muito legal essa série ter feito tanto sucesso, pois vi várias notícias depois de muita gente que se identificou com os problemas da Hannah ligando para pedir ajuda ao assistente de suicídio, depressão e tudo mais. Eu quero ler o livro Os 13 Porquês DESDE 2012 e o motivo pelo qual ainda não fiz isso é: pouca disponibilidade e preço salgado. Mas com tanta gente falando super bem da série fica difícil esperar ler o livro primeiro, confesso!
    Também acho desnecessário uma segunda temporada e o fato de ter deixado algumas questões em aberto, creio que essa temporada por si só seja o suficiente e já atingiu o público de maneira certa, fazendo todos se questionarem de suas atitudes para com as outras pessoas. Adoro como a série provoca várias reflexões bem interessantes nas pessoas!

    Beijos! ♥

    Curtir

  20. Oi, tudo bem?
    Fiquei vários dias pensando nessa série quando terminei, chorei muito no final, estou esperando a segunda temporada, pois apesar de ser fechada essa história quero saber o que acontece agora.
    Bjs

    Curtir

  21. Oiee ^^
    Essa série destrói a gente mesmo, né? Acho que o que mais me deixou chocada foi ver as mudanças na Hannah, principalmente nos últimos episódios, quando tudo estava ruindo para ela, e não havia mais aquele brilho em seus olhos. Isso me deixou acabada, foi um choque atrás do outro, e olha que eu já tinha lido o livro. Agora resta torcer para que venha uma segunda temporada aí…haha’ os acontecimentos finais me deixaram doida.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    Curtir

  22. Olá Carol tudo bem, eu li o livro a um tempo, por intermédio de uma amiga do meu filho que perguntou se tinha o livro, fiquei curiosa e tratei de comprar, o livro é muito triste, mas a série é intensa, tbm fiquei destruída, mas eu recomendo essa séria para todas as pessoas, o assunto é forte, mas tem que ser discutido. Bjkas

    Curtir

Deixe um comentário