Resenha #71: O Lago das Sanguessugas, Lemony Snicket

Oi, gente, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês a resenha da continuação da série Desventuras em Série. Desta vez, é do terceiro volume. Vamos conferir?

O_Lago_das_Sanguessugas.jpg

Título: O Lago das Sanguessugas

Autor: Lemony Snicket

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2001

Páginas: 192 páginas.

O misterioso autor das Desventuras em Série não só alcançou a lista de best-sellers infanto-juvenis do New York Times, como conseguiu entrar em todas as outras principais referências de vendagem americanas. Com sua estranha franqueza, na contracapa deste livro ele manda um recado a seus possíveis leitores:

“Caro leitor,
Se você ainda não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é preciso que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas. Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro. Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar esta história de horrores.

Respeitosamente,
Lemony Snicket”

Livro 1 – Desventuras em Série

Livro 2 – A Sala dos Répteis

Os Baudelaires novamente mudam de tutor, agora indo morar com sua tia Josephine, que é uma mulher muito medrosa. A sua casa é em cima de um morro, sendo sustentada apenas por vigas de madeira. No decorrer da história, Tia Josephine conta sobre a terrível morte de seu marido, que faleceu ao não esperar o tempo necessário para entrar na água, e foi comido por sanguessugas.

O livro começa bem simples e comum, até que Conde Olaf aparece com mais um de seus disfarces. Ele se disfarça de Capitão Sham, escondendo sua tatuagem com uma perna de pau. Isso engana todos, até tia Josephine, que fica apaixonada por aquela visão que ela tem dele. Os órfãos vão de provocar alergias em si mesmos, até navegar um barco em uma tempestade para fugir do Conde.

Eu, particularmente, achei esse livro o mais fraco da série. Lemony tem uma escrita fantástica, mas essa história não me prendeu tanto quanto as outras. Foi bem parado, mas teve o mesmo objetivo que o livro anterior, sempre também falando de Beatrice.

Vou continuar a leitura, porque estou muito curiosa com o rumo que as coisas estão tomando, ainda mais porque cada vez os órfãos sofrem ainda mais desventuras. Espero poder esperar um final feliz para eles.

Até mais, gente!

26 comentários sobre “Resenha #71: O Lago das Sanguessugas, Lemony Snicket

  1. Nossa acredita que nunca li? Sei que tem o filme. Acho que irei assistir. Mas ler no momento não dá. A fila de leituras atrasadas está enorme. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas sua resenha desta linda. Parabéns.

    Beijão.

    Curtir

  2. Olá
    Não vejo a hora de poder acompanhar essa série também e não sei como ainda não consegui fazer essa leitura. Amo a série e até o filme, por isso tenho boas expectativas. Uma pena que você tenha achado essa leitura mais fraca. De qualquer maneira, tenho muita curiosidade em ler.
    Beijos, F

    Curtir

  3. Oiê. Eu nunca tinha lido nem uma sinopse de um livro sobre essa série, acredita?! Nem assisti ao filme e nem a série. Na verdade, eu mal sabia do que se tratava até começarem a divulgar a série do Netflix e, honestamente, não me animei muito a ler quando descobri que eram 13 livros! Mas, tenho vontade de pelo menos assistir ao filme para conhecê-la, quem sabe assim eu me animo?! Também espero que você encontre um final feliz ao encerrar as leituras, afinal, depois de 13 livros cheios de desventuras, acho que eles merecem um final feliz.
    Beijos

    Curtir

  4. Olá!
    Tenho essa série em minha listinha a tempos, mas nunca tive oportunidade de lê-los (só arranjando um trabalho pra isso). No entanto, resenhas como a sua só aumentam ainda mais a minha vontade de lê-los, e assim como você, saber se esses três terão um final feliz depois de tantas desventuras!

    Curtir

  5. Olá! Também espero um final feliz para eles rs
    Tem um colaborador do blog que já leu toda a série, inclusive tem algumas resenhas la tbm! Eu realmente não tenho vontade de ler mas muito me agrada quando ele me conta , tô fazendo o mesmo com a Garota do Calendário , a Erica lê , me conta tudo! rs
    Boas leituras ainda pela frente!
    Bjs

    Curtir

  6. Oi!
    Eu estou na leitura do sexto livro da série já, e cada livro fico com o coração mais apertado por causa dos órfãos, pois eles sofrem pra caramba e infelizmente o Sr Poe é lerdão demais rsrsrs
    Espero que até o livro 13 algo de bom aconteça na vida deles

    Curtir

  7. Olá, tudo bem? Era impossível essa série enorme não ter pelo menos um livro fraco hahaha Ainda não sei se quero começar a série ou não, justamente por ela ser longa demais. Mas adorei saber que o autor tem uma ótima escrita.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    Curtir

  8. Muito legal sua resenha. Qe pena que esse livro, na sua opinião, é o mais fraco até agora. Eu só li até o segundo, não tenho os outros se tivesse os leria também, apesar de ficar morrendo de pena desses irmãos. Mas tenho fé que eles encontrarão paz e felicidade no final e ainda sairão bem maduros por tudo que tiveram que enfrentar. Ficarei ligada à todas as suas resenhas!!! Beijos e ótimas leituras.

    P.s. Vendo a série quase que infarto com a cena deles no mar, naquele barco, afe!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtir

  9. Oi, tudo bem?
    Gostei do ponto que você comentou de forma breve a respeito, para não dar muitos spoilers, eu de fato assisti apenas o filme, mas eu fico doido para conhecer a história através da escrita, uma pena esse ser o mais fraco da série, lembro desta cena na adaptação e de certo modo achei entediante e confusa. Mesmo assim, aguardo sua opinião a respeito dos outros volumes.
    Beijos,
    http://www.justificou.tk/

    Curtir

  10. Oi, tudo bem?
    Sou louca pra ler essa série de tanto que já ouvi falar sobre ela, principalmente por ser cheia de desgraças hahaha, deve ser muito interessante acompanhar tudo que acontece com as crianças, não vejo a hora de ler. Amei a sua resenha ♥

    Curtir

  11. Esta série acho que se tornou a mais aclamada dos últimos tempo!
    Pena que até não superou tuas expectativas.espero que melhore com os próximos
    Nunca vi tanta tragédia como o w acontece nesses livros rsrsrs
    Vou ficar no aguardo das próximas resenhas

    Curtir

  12. Olá! Já li essa série inteirinha e, para mim, esse também foi um dos livros mais fracos. A história é legal, mas acho que eu acabei ficando um pouco cansada por eles serem um tanto repetitivos. Mas parabéns pela resenha ❤

    Curtir

  13. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler Desventuras em Série, já assisti a série, o que só aumentou a vontade. Uma pena não ter sido um livro tão bom para você. Espero que melhore nos próximos, que são vários, por sinal. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    Curtir

  14. Oie! Tudo bem?

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro hoje kkk E como eu disse na outra, já li resenhas positivas e negativas dele, mas quero do mesmo jeito realizar a leitura e tirar minhas próprias conclusões pois como o filme é meu xodó preciso conhecer os livros também! kkk

    Bjss

    Curtir

  15. Oiee ^^
    Uma pena que esse volume não tenha te fisgado e surpreendido como os outros, mas espero que os próximos melhorem. Eu não tenho curiosidade de conhecer a série, infelizmente. Mas quem sabe um dia, né? Fiquei sabendo mesmo que essas crianças nunca conseguem um final feliz…haha’ espero que esse final feliz esteja bem próximo.
    MilkMilks ♥

    Curtir

  16. Pingback: Resenha #77: Serraria Baixo Astral, Lemony Snicket | Arsenal de Ideias

Deixe um comentário