Resenha #73: O Terceiro Testamento, Christopher Galt

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje é dia de mais uma resenha! E trouxe para vocês um livro de ficção científica, um thriller apocalíptico que me deixou com um nó na cabeça hahaha. Vamos conferir?

images.livrariasaraiva.com.br.png

Título: O Terceiro Testamento

Autor: Christopher Galt

Editora: Jangada

Ano: 2017

Páginas: 416 páginas.

Skoob|Comprar

O mundo parece estar enlouquecendo!

Em toda parte, as pessoas começam a ter visões. Um adolescente francês assiste Joana D’Arc ser queimada na fogueira, e até tenta tirar uma foto com o celular, e a presidente dos Estados Unidos tem visões de seus antecessores dentro da Casa Branca. Ninguém sabe se essas misteriosas aparições são uma espécie de alucinação coletiva, uma doença virótica causada por bioterrorismo ou se são sinais do Apocalipse. Ocorrem suicídios em massa em várias partes do mundo, e o psiquiatra e neurocientista John Macbeth, à frente de um projeto para criar uma inteligência artificial autônoma, busca freneticamente uma resposta antes que seja tarde demais. Ele descobre que a verdade por trás de tudo pode mudar os rumos da humanidade para sempre. E até custar a sua vida. Uma história eletrizante que o fará questionar sua perspectiva da realidade. E até mesmo a sua sanidade.

Exemplar cedido em parceria com a editora.

Gostaria de começar essa resenha resumindo esse livro em apenas uma frase: Nada do que você acha que é, na verdade, é aquilo mesmo.

SAM_5471

Com isso, vamos a resenha!

Não sabia o que esperar desse livro exatamente porque nunca li nenhuma obra desse estilo, mas fui surpreendida positivamente por uma narrativa muito gostosa de acompanhar.

Temos o ponto de vista de vários personagens, mas um em particular que acompanhamos durante toda a obra: John Macbeth. Ele é um psiquiatra envolvido em um projeto de criar um cérebro pensante, que simule a realidade ao seu redor (no livro há várias explicações sobre essa teoria e como o cérebro pode criar essa realidade, quando não está em contato com nenhuma outra). Então Macbeth tem o perfil típico de um psiquiatra bem estudado, muito inteligente e que fica sempre analisando possíveis doenças que as pessoas podem ter. É um personagem de fácil afeto, já que é bem real e que podemos nos espelhar.

A trama da obra gira em torno de visões que as pessoas estão tendo, sejam elas coletivas ou não, do presente ou do passado. Com o passar do tempo, o próprio Macbeth começa a tê-las também, e o mundo se preocupa com um possível vírus que esteja causando isso. Até o final do livro, não temos noção nenhuma do que pode ser, já que a obra vai alternando entre os capítulos de um personagem para outro, mas sempre sem nos falar muita coisa. É mais do que tudo, uma crítica à ciência, ao fanatismo religioso e a nossa sociedade, e a maneira que o autor introduziu isso na obra foi sensacional. Porém, como eu disse anteriormente, por ser alternado nas narrativas, às vezes nos deparamos com passagens de personagens que são altamente descritivas e até mesmo um pouco cansativas, já que não são mais trabalhadas nesse volume, então não entendi muito o sentido delas, o que me deixa imaginando que serão importantes em uma futura continuação.

Falando em continuações, o final, que foi extremamente sensacional e excepcional, é bem amarrado, mas de uma maneira que ainda deixa um ponta para uma continuação. E é sério, vocês jamais poderiam imaginar como essa obra termina, tanto que estou tentando juntar os pedaços até agora, um dia depois de ter terminado a leitura. Foi maravilhoso e o livro subiu vários pontos no meu critério por causa disso.

Por ser um livro que se trata de ciência, diversas teorias são citadas e comentadas e isto é uma coisa que gosto muito, porque sempre tive curiosidade em relação a isto. Mas, se o leitor não gosta de leituras que abordem isso, esse livro não é recomendado, já que sua fundação é basicamente isso: teorias científicas.

SAM_5472

A edição da Editora Jangada está muito bonita. Folhas amarelas, com uma diagramação bem feita e a fonte de tamanho legal. A obra é dividida em três partes, com capítulos bem curtos que deixam a leitura ainda mais rápida.

Com certeza é uma obra que vale a pena ser lida! Apesar de o livro ser consideravelmente grande, pode ser lido em poucos dias por conta de sua narrativa extremamente fluída. Recomendo para quem quer uma leitura inteligente e diferente.

Se vocês já leram, ou pretendem, por favor, me contem aqui nos comentários o que acharão e se seu cérebro explodiu também no final da obra hahahaha.

Até mais, pessoal!

Anúncios

15 comentários sobre “Resenha #73: O Terceiro Testamento, Christopher Galt

  1. Ola
    Eu to finalizando esse livro, e como admiradora do gênero, devo admitir que esta sendo uma leitura bem interessante. Nao é uma leitura rapida, mas nao deixa de ser proveitosa. Tambem gosto muito de teorias científicas, acredito que deixa o leitor ainda mais envolvido em cada detalhe. Adorei poder acompanhar suas impressões e que bom nao ter spoilers 😊
    Beijos, F

    Curtir

  2. Nossa, que premissa mais intrigante!!!
    Eu gosto desse tipo de livro e esse parece mesmo ser maravilhoso e com essa resenha é impossível não ficar curiosa para ler também. Gostei bastante de ver os seus comentários sobre o livro e espero ler logo

    Curtir

  3. Oii, tudo bem?
    Wooooooow! Que livro é esse que eu não conhecia? Adoro livros com esses temas, sem falar que amo ciência. Deu pra ver o quanto você gostou, espero gostar tanto quanto você quando ler e esperamos que realmente haja uma continuação, não é mesmo? Livros assim merecem uma continuação digna.

    Curtir

  4. Olá,
    Vi esse livro em um post dos lançamentos da editora e ele me chamou muita atenção.
    Porém, algumas coisas me desanimaram, como o fato de ter várias coisas voltadas para a ciência. Claro que é super justo devido ao tema, mas tenho receio de que se torne algo massante para mim.
    Mesmo assim é instigante já que faz tempo que não leio nada do gênero e a premissa dele com essas visões tornam-se um chamariz muito bom.
    Espero ter a oportunidade de realizar a leitura.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    Curtir

  5. Achei bem interessante. Não conhecia o título, mas com certeza a dica será anotada.
    De vez em quando gosto de ler livros nesse estilo, porque fazem minha mente trabalhar com as mil teorias. Enfim parabéns pela leitura e pela indicação do mesmo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!

    Curtir

  6. Olá,
    Desde que vi o lançamento da obra, fiquei muito interessada e intrigada para fazer a leitura.
    É a primeira resenha que leio sobre ela e me deixou ainda mais animada.
    Ainda não li nada parecido e achei a premissa toda muito original, gosto do gênero e fico feliz que o final tenha sido tão surpreendente e ainda tenha deixado uma brecha para uma possível continuação!

    LEITURA DESCONTROLADA

    Curtir

  7. Olá!
    Já li uma resenha sobre esse livro e tinha amado. Essa obra tá na minha lista de leituras futuras.
    Esse mistério e a ficção cientifica são elementos bem interessantes quando bem elaborados.
    Não vejo a hora de ler!
    Ótimas considerações!
    Beijos!

    Curtir

  8. Olá!
    Sua resenha ficou muito legal, deu muita vontade de ler esse livro e gostar tanto quanto você!
    Achei o enredo de O terceiro Testamento, parecido com Sasha, o fenômeno, um lviro ue li no ano passado.
    Uma coisa que me intrigou bastante foi o nome da personagem mais “relevante”, Macbeth… E sua frase inicial aliada a esse nome me fizeram tecer altas teorias aqui…. hahaha
    Bjss e obrigada pela dica!

    Curtir

  9. ‘um projeto de criar um cérebro pensante’, peculiar. O cérebro humano, apesar de o capitalismo insisti em atrofiar, já é para isso. Tenho que dizer que também nunca li nada parecido, lógico que partindo de sua resenha, e creio que essa seria uma leitura de tirar o fôlego.

    Curtir

  10. Olá!
    Apesar de achar super interessante este livro, eu não curto muito este tipo de leitura, mas para quem gosta, assim como você, creio que será uma boa pedida.
    Achei a edição muito bonita e sua resenha está de parabéns.
    Beijos

    Curtir

  11. Olá, Carool!
    Tudo bem?

    Esse livro é super maneiro, se não me engano resenhamos já nos primeiros dias em que foi lançado. Essa mistura de ficção científica e thriller ficou perfeita! Adorei a sua resenha, ficou muito boa!
    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s