Resenha #77: Serraria Baixo Astral, Lemony Snicket

Oi, gente, tudo bem?

Hoje estou trazendo a continuação de Desventuras Em Série, com o livro número quatro, e vou tentar não dar alguns spoilers, ok?

Serraria_Baixo-Astral

Título: Serraria Baixo Astral

Autor: Lemony Snicket

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2002

Páginas: 176 páginas.

Skoob|Comprar

Na opinião de Lemony Snicket, “de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora”. Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma “ironia do destino”, pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, “a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero”…

Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: “Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!”. A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado.

Resenhas anteriores:

#01 – Mau Começo

#02 – A Sala dos Répteis

#03 – O Lago das Sanguessugas

O Sr. Poe leva as crianças para a sua nova moradia, a Serraria Alto-Astral. Ela fica em uma cidade muito pequena, que o seu tamanho é praticamente de uma avenida. Já na Serraria, eles são recebidos por Phil, um homem muito otimista, que é o sócio do novo tutor dos Baudelaire, o Senhor. Ele é um homem bem misterioso que está sempre fumando, e a fumaça fica na sua face, sendo impossível vê-lo.

O Senhor dá uma proposta para os Baudelaire: eles trabalham na Serraria Alto-Astral em troca de conforto, comida e distância do Conde Olaf. No primeiro dia de trabalho, os irmãos já encaram trabalhos árduos e pesados para suas idades. No final do dia, Klaus quebra seus óculos e é encaminhado para a oftalmologista da cidade, que mora em um prédio com um formato de um olho. Lá, Conde Olaf se disfarça de secretária.

E então, é aí que começam as coisas estranhas. Depois de sua misteriosa consulta na oftalmologista, Klaus parece estar em um estado de hipnose. Não responde suas irmãs, obedece todas as ordens que são impostas para si, sem nem mesmo reclamar. No decorrer do livro, Violet pesquisa e busca qualquer tipo de informação que pode ajudar e melhorar seu irmão.

Este volume achei um pouco mais devagar porque não acontece muitas coisas no decorrer da trama, mas a história não decepciona e ainda continua legal, apesar de ter demorado um pouco mais para concluir a leitura deste pelo motivo citado anteriormente. É neste volume também que se encerra a temporada da série de TV e, é claro, houve algumas mudanças, mas no geral a essência da história continua a mesma.

É difícil falar desse livro sem acabar soltando algum spoiler, então vou terminar por aqui. Mas indico a leitura da série a cada livro que passa, pois o autor consegue manter mesmo o mistério e as desventuras das crianças Baudelaire.

Até mais, gente!

28 comentários sobre “Resenha #77: Serraria Baixo Astral, Lemony Snicket

  1. Ola
    Imagino mesmo que deve ser complicado falar a respeito desse título sem soltar algum spoiler. Que legal saber que a série da tv acaba aqui, mas entendo bem sobre as mudanças na adaptação. Eu estou louca para adquirir toda essa serie, especialmente porque leio bons comentários a respeito e adoro o filme e a serie de tv.
    Beijos, F

    Curtir

  2. Oii, tudo bem?
    Já li os três primeiros livros da série, mas não fiquei muito animada em continuar. Achei muito repetitiva e cansativas as desventuras das crianças. Fico feliz que você tenha gostado e indique a série a medida que vai acompanhando os livros, mas vou passar a dica dessa vez.
    Beijos.

    Curtir

  3. Olá!
    Eu tbm tenho resenhado no blog essa série pelo Lucas (colaborador) Embora quando ele me conta a história eu ache bem bacana, não consigo ler. Eu assisti na Netflix também gostei enquanto assistia mas sabe quando depois vc não tá nem aí, não fica curiosa nem nada rsrsrs
    Quem sabe no futuro eu não encare.
    Bjs

    Curtir

  4. Oi
    recentemente eu terminei a leitura do primeiro livro da série e gostei bastante, inclusive pretendo continuar lendo a série, não consegui assistir a adaptação da netflix, mas pretendo tentar novamente agora que estou lendo e estou mais habituada a triste realidade dos irmãos. Quanto aos pontos que destacou, sinto muito que essa não tenha fluído tão bem, tenho medo de que com o tempo a história fique massante pra mim por isso vou comprar os volumes aos poucos ao invés do box.

    Beijos!

    Curtir

  5. Tenho muita vontade de ler essa série. Vc acha que vale a pena?
    Assisti um filme baseado no primeiro livro acho, depois vi alguns episódios da netflix e gosto muito da atmosfera da história, preciso tomar vergonha e comprar logo os livros.

    Curtir

  6. Oiee ^^
    Eu ainda não li os livros, nem vi a série ou o filme. Confesso que não tenho vontade de fazer nenhum dos três…haha’ mas como o livro é curtinho (falo do primeiro livro), quero lê-lo um dia.
    Uma pena que este volume tenha sido um pouco mais devagar, mas fico feliz em saber que, ainda assim, você gostou 🙂
    MilkMilks ♥

    Curtir

  7. Oi
    Infelizmente não sinto vontade de ler essa série. Não se se pelo volume ou se pelos pontos negativos que sempre destacam em uma resenha ou outra. Principalmente com o ritmo dos acontecimentos e a clareza.
    Mas fico feliz que tenha gostado desse 4º livro. Tenho certeza de que nava vai impedir você de ler os outros e com certeza quero conferir as resenhas.
    Beijinhos
    Rizia Castro – Livroterapias

    Curtir

  8. Olá!! 🙂

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! Já ouvi falar da coleºao e tenho curiosidade!

    Contudo, nenhum dos livros esta publicado em Portugal… Enfim, e chato que não haja muita coisa a acontecer neste volume e que este seja assim tao lento!

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    Curtir

  9. Eu sou louca para ler a série em si em livros, esse volume fiquei bastante apaixonada, gostei da sua resenha e acho essa capa fofa demais, dica anotada amada.
    Beijinhos

    Curtir

  10. Desventuras Em Série é uma leitura maravilhosa, faz um tempinho que li, nem lembro direito, com propriedade, das histórias de cada livro. ‘É difícil falar desse livro sem acabar soltando algum spoiler’ concordo com você.

    Curtir

  11. Olá, tudo bem? Eu imagino que vale a pena ler Desventuras em Série, mas a série enorme, as vezes me faz querer fugir de começá-la são muitos livros, para alguns spoilers que tomei em que o último não irá fazer valer muito a pena. Gostei da sua resenha sem spoilers, mas acredito que cada vez mais ficará difícil fala dos livros sem soltar nada haha boa sorte!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    Curtir

  12. Olá!
    Então, eu só vi o filme, realmente não me interessei pelos livros, mas acredito que talvez eu vá ver a série. Fico feliz em saber que mesmo esse livro sendo um pouco “devagar” você ainda consegue gostar da obra. Não sabia até que ponto a série acabava e me deixou com curiosidade de conhecê-la. Enfim, a sua resenha está maravilhosa, obrigada pela dica ♥
    Um beijo

    Curtir

  13. Oi, não consegui fazer a leitura dessa serie, mesmo vendo resenhas positivas como a sua, que já chegou no quarto livro e continua elogiando. Gostei muito do filme e tenho curiosidade pela serie, mas os livro talvez em uma próxima tentativa.

    Curtir

  14. Eu gostei bastante desse volume, principalmente porque conseguimos ver toda a inteligência da Violet e a crueldade que os tutores podem chegar, nem se importando com a segurança deles.
    Estou começando o sétimo livro e a cada volume fico mais apaixonada e triste com a história dos órfãos

    Curtir

  15. Oi!
    Eu acho que apesar realmente de não trazer muita ação, esse volume traz a questão do trabalho infantil e este é um tema muito interessante de ser abordado num livro infantojuvenil. Os volumes de Desventuras em Série realmente valem a leitura 🙂
    Beijos!

    Curtir

  16. Olá!
    Até hoje li apenas os dois primeiros volumes e gostei do que encontrei, mas parei porque tinha medo de encontrar mais do mesmo. Fiquei contente por saber o que acontece nesse quarto volume, mas triste por ser um livro que é mais lento.
    Enfim, vou anotar a dica, mas não sei quando vou ler.
    Beijos

    Curtir

  17. Oi! Esse livro dói o coração… É muito triste! Já o seriado, eu amei! Eles fizeram muita coisa diferente, mas com uma originalidade que transferiu a essência única dos livros para as telonas. Adorei mesmo. Acho que as adaptações literárias poderiam ser assim. Mostrando que é uma adaptação, mas mantendo a essência dos livros. Só sei que depois de Serraria Baixo Astral, nunca mais vi um chiclete do mesmo jeito kkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  18. Oooi! Chega de procrastinar pra começar a ler Desventuras em Série ldhfgjgf Vivo lendo resenha elogiosa sobre os livros e to pra ler desde que soube do inicio da produção da serie da Netflix e que o Neil Patrick seria o Conde, amo os trabalhos do Neil. Ainda nem vi a serie, porque sou daqueles que so assistem depois de ler a obra original. Parece que este livro não é o melhor livro da série né, mei lento e cheio de desgraça fdkgfkhfk tomara que o proximo seja melhor, abraço!

    Curtir

  19. Oi, tudo bem?
    Eu vejo diversos comentários positivos sobre essa série e confesso que tenho uma certa curiosidade, mas até agora não tive oportunidade de ler nenhum dos volumes. Bom, achei a trama desse interessante e imagino que seja bacana acompanhar tudo mesmo. Enfim, espero um dia ainda ler essa série e gostar.

    Beijos :*

    Curtir

  20. Só li os dois primeiros livros dessa ‘pequena série’ e gostei, apesar de ficar morrendo de pena das crianças. Gostei muito da série e estou ansiosa pela próxima temporada.
    Penso que assim como o autor cita na sinopse esse livro é um dos mais tristes pq mostra o trabalho infantil, uma realidade absurda.
    Foi massa conferir suas impressões. Estou adorando conferir sua opinião sobre a série.

    Leituras, vida e paixões!!!

    Curtir

  21. Oi, tudo bem?
    Tem livros que é quase impossível não soltar spoiler mesmo. Mas quanto a este livro não tenho vontade de ler, aliás, a série em geral não me desperta interesse.
    Bjs

    Curtir

  22. Olá,
    Essa é a primeira resenha que leio sobre a obra e fiquei bem intrigada para saber o que Olaf fez com Klaus no consultório para que ele agisse de tal forma. Quero também descobrir se Violet conseguiu algum progresso em suas buscas para ajudá-lo.
    Confesso que só assisti ao filme e gostei bastante. O box com os livros é um dos meus sonhos de consumo que pretendo adquirir no futuro!

    LEITURA DESCONTROLADA

    Curtir

Deixe um comentário