Resenha #84: Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje trago para vocês mais uma resenha, dessa vez de um livro que acabei recebendo do Ciclo de Livros do grupo do Facebook Loucas e Loucos Por livros ( clique aqui para conferir) e mal podia esperar para ler.

por lugares incríveis

 

Título: Por Lugares Incríveis

Autor:  Jennifer Niven

Editora: Seguinte

Páginas: 336 páginas.

Ano: 2015

Skoob|Comprar

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Eu estava com grandes expectativas com essa leitura, principalmente porque depois de assistir 13 Reasons Why, fiquei extremamente interessada nesse assunto de depressão e suicídio.

Processed with VSCO with a6 preset

De cara, já gostei das personagens principais. Finch foi o que mais me chamou a atenção de longe, e ele sofre com alguns apagões que para falar a verdade não entendi direito do que se trata. Violet está em luto com a morte de sua irmã mais velha, que se foi em um acidente de carro em que ela também estava, então se sente extremamente culpada. A junção desses dois personagens, com problemas distintos, traz uma história muito bonita de ser contada, além de nos fazer criar um vínculo com eles, onde queremos mais e mais que eles fiquem bem, e juntos, já que isso parece ter sido muito bom para ambos.

Temos também o desenvolvimento de um romance e não vou mentir, não é nada que não podemos adivinhar que vai acontecer, já que desde o início do livro temos dicas que é para esse lado que a narrativa caminha. Acaba se tratando de um clichê, mas isso não é uma coisa ruim, até porque a maneira que esse relacionamento cresceu e fez ambas as partes superarem os seus medos foi muito interessante de acompanhar. É um romance típico de um livro Young Adult.

Mas, apesar de tudo, não espere um final feliz. Acredito que acabei me decepcionando um pouco com a narrativa justamente por isso. Eu não sabia que não era um final feliz e se soubesse com certeza teria aproveitado muito mais a leitura. Digo isso porque sou aquele tipo de pessoa que lê para ver histórias e finais felizes, e quando isso não acontece fico extremamente decepcionada. Mas isso já um problema particular, e não do livro, que terminou de uma maneira maravilhosa e muito coerente.

2017-07-05 04.09.53 1.jpg

Este é o primeiro contato que tenho com a escrita de Jennifer Niven e foi muito positivo, tanto que já estou interessada em ler uma outra obra dela. A história é contada em primeira pessoa, e mescla capítulos com os pontos de vista de Finch e Violet. Alguns capítulos são curtos, e outros são longos, mas isso coube muito no momento da narrativa que são inseridos. É uma obra com uma leitura rápida, fácil e fluída. Achei a edição linda, com algumas ilustrações durante a narrativa que foram muito bem inseridas, além de não ter encontrado nenhum erro de revisão.

Como disse anteriormente, não espere um final feliz dessa obra. É uma história real, que trata de problemas psicológicos. Não é uma leitura leve, mas muito interessante de ser feita, principalmente para conhecer um pouco mais do assunto.

4 estrelas

Até mais, pessoal!

47 comentários sobre “Resenha #84: Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven

  1. Olá
    Esse livro está na lista dos meus queridinhos e só de ler a sua resenha já sinto vontade de reler. A propósito, adorei poder conferir as suas impressões e as fotos ficaram ótimas. É dificil quem não leia a obra e não faça bons comentários né?! Fico feliz que sua experiência tenha sido positiva também! Não é mesmo uma leitura leve, mas vale muito a pena conferir…
    Beijos, F

    Curtir

  2. Bom dia!
    Fico feliz em saber que você gostou do livro, acho que sou uma das poucas pessoas no mundo literário que ainda não o li (haha). Parece ser uma história sensível e corajosa, só o que me deixa meio com medo da leitura é o final triste que você citou… sei lá, acho que não estou a fim de ficar na bad.
    Abraços.

    Livroterapias

    Curtir

  3. Este é um livro que só de olhar pra capa, meu coração dá uma agulhadinha… como sofri com os capítulos finais deste livro.
    Adorei sua resenha e relembrar os motivos pelos quais não esqueci ainda o Finch e a Violet.
    Beijos

    Curtir

  4. Oi Carol
    Adorei a sua resenha. Sempre tive curiosidade de saber mais sobre a história desse livro, a capa dele até que me deixava intrigada, mas não cheguei a procurar saber mais sobre ele até agora.
    Confesso que não sou muito fã desse pegada, ou melhor, do gênero, mas gostei muito da história. E, é claro, é muito bom saber que não terá um final feliz. Entendo bem isso de criar expectativas para ter um determinado final o livro, e ele não corresponder a isso.
    Beijos!!

    Curtir

  5. Li esse livro no final do ano passado e ele mexeu tanto comigo que fiz até playlist pra ele, o final foi triste demais, mas como você falou, é um livro que é muito interessante.

    Beijinhos

    Curtir

  6. Olá!! 🙂

    Eu não conhecia este livro ainda mas achei a capa muito bonita e viva!! 🙂 Fico curioso com a leitura, então depois desta resenha… ahahah

    Bem, acho ótimo que tenhas gostado e que a historia seja narrada nos dois pontos de vista! Adoro isso! Que bom que seja tao fluida e leve!

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    Curtir

  7. Oi
    quero muito ler esse livro, ele está sendo super bem comentado a bastante tempo, e apesar de já estar de olho nessa leitura a meses não fazia ideia que ele não possui um final feliz, obrigada por ter avisado dessa forma poderei me preparar melhor e desfrutar como se deve da leitura. Eu acredito que assuntos como a depressão e suicídio devem ser abordados o máximo possível a fim de conscientizar as pessoas ao ponto delas entenderem o quão grave é a situação.

    Beijos!

    Curtir

  8. Olá tudo bem?
    Já tinha ouvido falar sobre e o fato de tratar depressão e luto é algo que sempre me chamou a atenção.
    Gostei bastante da sua resenha e acho que até entendo a sua decepção, também gosto de finais felizes e acredito que ficaria meio triste de ter que descobrir isso já não leitura.
    Bjs

    Curtir

  9. Concordo sobre a importância de livros como esse, com temáticas tão reais serem lidos para maior informação e dismistificação sobre esses males psicológicos. Mas confesso que estou evitando ler enredos assim, costumo me envolver muito e fico mal.
    Mas enfim fico feliz que vc tenha gostado. Beijos

    Curtir

  10. Olá!
    Faz um bom tempo que eu ando namorando esse livro pelas livrarias e tudo mais e agora essa paixão aumentou mais ainda !! ❤
    Acho que fico um pouco desanimada por saber que não terá um final feliz, mas ao mesmo tempo eu gosto de histórias assim, reais!
    Espero poder logo ler esse livro! Adorei o texto, ótima resenha,
    Beijos,
    As Meninas Que Leem Livros~

    Curtir

  11. Oi oi querida,
    eu já li Por lugares incríveis junto com um amigo, e amei o final. Super te entendo em relação ao enredo e da importância dos leitores conhecerem livros com esse premissa. Amei a sua resenha e de como você foi sincera e super convincente em nos fazer conhecer a história de Finch e Violet ♥

    Beijoss

    Curtir

  12. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita da autora, mas fico feliz que no seu primeiro contato que tenha gostado tanto.
    Desde o lançamento da obra que quero fazer a leitura mas ainda não consegui. A premissa chama muito minha atenção e estou ansiosa para saber como ambos os jovens irão lidar tanto com a situação e os afligem quanto com esse romance que vai surgindo aos poucos enquanto se conhecem. Creio que Finch também irá me agradar logo de inicio.

    LEITURA DESCONTROLADA

    Curtir

  13. Olá, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro da autora, depois de ler a sua resenha, minha vontade dobrou e já estou indo na Amazon procurar!
    Adoro quando os personagens nos cativam logo de cara, acho que faz toda a diferença na hora da leitura!
    Um beijo.

    Curtir

  14. Oie! Tudo bem?

    Se tem uma obra que todos falam super bem, mas que não sinto interesse em realizar a leitura é essa! Falta algo na trama que desperte meu interesse, mas deixarei o nome anotado pois o assunto abordado na história chama a minha atenção!

    Bjss

    Curtir

  15. Olá!
    Hum… acho que esse livro deve ser bastante depre hahaha, mas a capa é linda e pelo que notei ao ler sua resenha é que se trata de um tema bem forte depressão e suicídio e isso é algo realmente serio para um livro. Não sei se leria, não pelo final triste e sim por ser algo tão triste de forma conjunta que deixa a pessoa bastante mal (pelo menos é o que me sinto). Mas acho que é uma boa leitura para se discutir.
    Abraços
    Dicas Literárias

    Curtir

  16. Esse é o tipo de leitura que eu não gosto. Não gosto de ler livros que terminam me deixando com uma sensação de tristeza, ou que abordem temas como suicídio, ou doenças terminais. Até leio livros assim, mas preciso estar muito bem preparada para eles e ultimamente não ando bem para encarar isso.
    Beijokas

    Curtir

  17. Oi Carol,
    Há um tempo comecei a ler esse livro, mas não simpatizei com os personagens. Deixei para ler depois. Não sou como você que procura o final feliz nos livros, mas acho que eles me agradam mais que os finais não felizes. Acho que não esperava para esse livro um final feliz, mas meio que me decepcionei com sua resenha rs.
    Vou ler para ver o que vou achar.
    Beijos

    Curtir

  18. Oie, tudo bom?
    Eu adorei esse livro assim que vi a capa, e não sabia do que se tratava até ler sua resenha.
    Eu te recomendo – MUITO- o livro “Carta de amor aos mortos”, pois também conta a história de uma irmã mais nova que precisa superar a morte da irmã mais velha. Quero muito ler esse da Jennifer! ❤

    Curtir

  19. Olá!

    Eu li esse livro no ano passado e até hoje não consegui escrever nada sobre ela, tamanho foi o seu impacto sobre mim. Eu esperava que no fim das contas tudo desse certo e fiquei arrasada por não ter dado. Finch ficou marcadíssimo em meu coração, ele será um personagem do qual irei me lembrar para sempre. Eu queria muito ter o poder de entrar nesse livro e arrancar o Finch daquele buraco negro em que ele estava. Enfim, amo muito esse livro, de todo o meu coração. E sobre o outro livro da autora: LEIA SIM, LEIA MUITO. É um livro lindo e maravilhoso, e tem final feliz.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    Curtir

  20. Olá, Carol

    Eu já tomei spoiler do final, mas nem liguei muito porque não é um tipo de história que me chama atenção. Mas que pena que você não sabia q acabou se decepcionando. Eu acho o tema abordado muito batido e não sei porque, mas sinto que a autora tenta forçar uma emoção… não sei como explicar.
    Se a adaptação cinematográfica sair eu assisto, mas o livro eu não lerei.

    Beijos

    Curtir

  21. Olá, tudo bem?
    Li esse livro o ano passado e ele me deixou com uma ressaca literária bem longa. Fiquei muitos dias pensando nele depois de ter lido.
    Eu também sempre espero finais felizes, mas, ao contrário de você, eu não fiquei decepcionada. Só que foi um final tão realista e doloroso, que fiquei muito mal depois de ler. Me abalou muito mais do que eu poderia esperar, por este motivo, é um livro que não recomendo muito. É um tema muito pesado e, se a pessoa não estiver bem emocionalmente, não é uma boa leitura.
    Adorei sua resenha e gostei muito de você ter alertado que é um livro que não tem um final feliz.
    Beijos!

    Curtir

  22. Já li os dois livros publicados pela autora no Brasil e gostei muito. “Por Lugares Incríveis” foi forte em algumas cenas para mim, mas muito real. Sem romantização das doenças que aparecem na obra. Mas “Juntando Os Pedaços” Se tornou meu favorito da autora até agora. Amei demais.

    Curtir

  23. Oie!
    Eu já li esse livro e adorei!
    A narrativa da autora é ótima, daquelas que depois que começa, não consegue mais parar. Você precisa conferir o outro livro da autora, e traz um tema bem delicado. Impossível não gostar dos livros da autora.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  24. Olá, tudo bem?

    Eu já li resenhas sobre o livro Por Lugares Incríveis da Jennifer Niven em outros blogs e te digo uma coisa, a grande maioria das resenhas é super positiva, isso só me dá vontade de ler esse livro, mesmo romance não sendo o meu forte. Adorei a sua resenha, está de parabéns, gostei mesmo!
    Beijos

    Curtir

  25. Oi, tudo bem?
    Eu já li diversos comentários sobre esse livro e desde sempre tenho vontade de ler o mesmo, mas até agora não tive oportunidade. Bom, eu gosto de histórias que abordem a depressão e o suicídio, além disso os personagens principais parecem ser cativantes mesmo. Enfim, eu espero ler esse livro em breve e gostar também.

    Beijos :*

    Curtir

  26. Olá!! Eu tenho muita vontade de ler esse livro,e a expectativa fica lá em cima,mas eu não me decepciono com final não tão felizes,se ele for coerente,como é o caso dessa história,então eu fico feliz também!!!!

    Bjssss

    Curtir

  27. Olá!
    Eu tenho esse livro, sempre indicam, mas sempre adio a leitura, não sei sé pelo tema, por ser um tema forte, ou minha experiência com bullying e tals.
    Eu gostei bastante da sua resenha, talvez eu não demore tanto para ler.

    Beijos
    Leitora Dramática

    Curtir

Deixe um comentário