Resenha #86: Universo Alien, Don Lincoln

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje trouxe para vocês a resenha de uma obra mais diferente, fugindo disso de romance e indo mais para o lado científico, que eu achei muito interessante. Vamos conferir?

imgGD_9788531613944

 

Título: Universo Alien

Autor: Don Lincoln

Editora: Cultrix

Ano: 2017

Páginas: 320 páginas.

Skoob|Comprar

Universo Alien é uma fusão clara e inspiradora de cultura pop e os últimos avanços científicos sobre as pesquisas e a provável existência de Alienígenas. Nesta obra cheia de ilustrações dos aliens mais icônicos de todos os tempos, o cientista Don Lincoln nos mostra como o imaginário popular, o cinema e a ciência concebem a possibilidade real da existência de seres alienígenas, numa genuína viagem no tempo, que revela a verdade por trás do fenômeno dos foo fighters durante a Segunda Guerra Mundial até as pesquisas e descobertas mais recentes da ciência sobre planetas extrassolares habitáveis e a possibilidade de contato com inteligências alienígenas.

Exemplar cedido em parceria com a editora.

Sempre fui viciada em tudo que era relacionado a aliens, então quando vi essa obra nos lançamentos do Grupo Editorial Pensamento, é claro que fiquei louca para conferir, e não me arrependi.

Processed with VSCO with g3 preset

A obra é divida em duas partes, a primeira contando um pouco mais sobre como esse ser alienígena surgiu e entrou na nossa cultura, porque imaginamos ele dessa maneira e todos os mitos envolvidos. Achei uma leitura super interessante, pois é acompanhada de vários fatos científicos e históricos, por seguir toda essa descoberta do ser humano pelo espaço sideral. A segunda parte já retrata a maneira que vemos os alienígenas na tv e em vários outros lugares do nosso dia a dia, além de fazer uma comparação com a possibilidade de eles serem dessa maneira, além de questionar se a sua inteligência é de fato da maneira que imaginamos.

Eu, particularmente, imagino que exista sim vida fora da terra. A maior prova disso é o tamanho do nosso universo e vários outros planetas encontrados a não sei quantos milhões de anos luz do nosso e que possuem característica parecida com a Terra. O que mais me chamou a atenção nessa obra foi, de fato, juntar essa cultura pop que estamos acostumados com fatos científicos, e argumentar de uma maneira clara e realista a possibilidade dessa vida inteligente como acreditamos.

Cheio de relatos, explicação e exemplificações em produções Hollywoodianas, a obra traz de maneira concisa um breve resumo e conclusão sobre o assunto, que deixa até a pessoa com menos conhecimento sobre alienígenas sabendo de informações importantes. Uma coisa bem legal que me chamou a atenção na obra também foi uma parte com ilustrações dos alienígenas na cultura pop, e o padrão que uma imagem tem com a outra, apesar de no total serem totalmente diferentes. É muito interessante também ver desenhos de crianças e perceber que a primeira vista elas não acham os extraterrestres tão assustadores assim.

Processed with VSCO with g3 preset

Em forma de artigos científico, é com certeza uma obra para os mais aficionados pelo o assunto. A edição da editora está maravilhosa, não encontrei erros de revisão e deu para ver que ela teve todo um carinho especial para com o livro, o que deixou a leitura muito mais reconfortante. Se você é fã ou tem uma grande curiosidade pelo assunto, com certeza não pode deixar de ler.

5 estrelas

Até mais, pessoal!

27 comentários sobre “Resenha #86: Universo Alien, Don Lincoln

  1. Ola
    Eu gosto da ficção científica, porém nao sei se esse lado chama a minha atenção, mas so lendo para saber ne.. eu ainda nao tinha lido nada a respeito dessa obra, mas adorei poder conferir sua resenha, ja que chamou a minha atenção para alguns elementos que pude compreender em seu texto . Uma coisa é certa: também acredito que pode existir vida fora da terra sim e eu acho esse assunto bem intrigante.
    Beijos, F

    Curtir

  2. Oiii Carol tudo bem?
    Eu sou apaixonada e encantada por livros que envolvam aliens, eu vi apenas vc postando no facebook e fiquei bem interessada, agora lendo a sua resenha tenho certeza que quero ler.
    Beijinhos

    Curtir

  3. Oi Carol! Esse é um tipo de livro que foge totalmente ao que eu tenho o costume de ler. Talvez se fosse mais curto eu até conseguiria apreciar a leitura. Mas com 320 páginas, acho que seria demais para mim.
    Beijos

    Curtir

  4. Ai!!!
    Ameeeeeeei.
    Eu também sempre gostei muito em coisas relacionadas a alienígenas, meeeeeesmo. Sempre gostei de assistir filmes nesse estilo. Mas, nunca li um livro! E acho que esse seria perfeito, nossa, melhor dica do dia, muito obrigada. Já adicionei no Skoob e vou tentar adquirir o mais rápido possível.
    Beijos

    Curtir

  5. Olá, tudo bem?
    Não tenho preconceito com quase nada, mas histórias com alienígenas não é pra mim. Não acredito e não tenho vontade de conhecer, sabe? Fico contente, entretanto, que o livro seja tão informativo assim e que acrescente até para os leigos, mas vou passar a dica.
    Beijos

    Curtir

  6. Oi! Também fico empolgada com tudo relacionada a alienígenas, mesmo sentindo um pouco de medo rsrs Quando era criança costumava ter pesadelos, mas hoje em dia é mais de boa 🙂
    Adorei sua resenha e pretendo ler assim que possível. Como participo de um desafio literário, e tem um mês que o tema é ficção científica, é sempre bom ter mais opções de leitura.
    Beijo :*

    Curtir

  7. Eu também gosto bastante do assunto e também acredito que exista vida em outros planetas, só não acredito que sejam criaturinhas verdes e estranhas como os filmes mostram, claro que devem ser bem diferentes de nós. Eu acho muita prepotência do homem achar que em um universo grandioso o plante Terra é o único que abriga vida. Enfim, eu gostei do livro e fiquei muito curiosa com a leitura.

    Curtir

  8. Olá!!
    Esse é um assunto pelo qual tenho muita curiosidade… como vc mesma disse, não é possível estarmos sozinhos num universo tão grande. Seria muita prepotência nossa acreditar que o nosso é o único planeta habitável né?
    Deve ter sido muito interessante a leitura desse livro e as comparações com extraterrestres já conhecidos do mundo pop. Vou procurar saber mais sobre o livro!
    Obrigada pela dica!
    Um beijo

    http://www.asmeninasqueleemlivros.com

    Curtir

  9. Gosto desse tipo de capa, tão simples e ainda assim cheia de encanto. Eu me interesso por esse assunto também e saber que lançaram um livro tão cheio de embasamento e com fotos me deixa imensamente feliz, irei procura-lo em breve! Adorei as fotos, você mostrou todos os detalhes.

    Curtir

  10. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei a proposta dele muito interessante, principalmente porque eu gosto do assunto e assim com você acredito que não estamos sozinhos nesse universo rsrs. Eu gostei muito da resenha e com certeza o livro esta na listinha.

    Curtir

  11. Oiii, Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei a premissa dele bem bacana, fiquei curiosa para fazer a leitura. Sua resenha ficou maravilhosa, assim como as fotos ficaram incríveis. Vou procurar esse livro para adicionar na lista de desejados do skoob.
    Beijinhos literários 😉

    Curtir

  12. Ahhh que legal essa ideia!
    Sim, os etezinhos estão dominando o imaginário popular e fazem parte da cultura pop, né? Os melhores filmes vão além do planeta terra, Star Wars está aí para provar o que digo.
    Legal catalogarem todos num lugar só.
    Bjs

    Curtir

  13. Oi!
    Eu particularmente adoro um livro de alien, principalmente quando ele trata de forma mais verdadeira e nos faz entender mais sobre como eles surgiram e como são interpretados por nós.
    Eu vivo rodeada de figuras de naves espaciais e ets, afinal moro em Varginha, então com certeza eu ficarei muito interessada nesse livro

    Curtir

  14. Olá!
    Eu amo sci-fi e tudo o que é relacionado a aliens, assim como você eu acredito que eles existam, pois olha o tamanho desse universo!
    Adorei a premissa do livro e já quero ler! Você o avaliou muito bem, então acredito que seja, realmente, uma leitura prazerosa.
    Abs, parabéns pela resenha e obrigada pela dica ^^

    Curtir

Deixe um comentário